Paripe.net

Fazenda Coutos recebe serviços da Defensoria Itinerante

Imagem Responsiva
Imagem Responsiva


Fazenda Coutos recebe serviços da Defensoria Itinerante
Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Moradores do bairro de Fazenda Coutos, em Salvador, foram beneficiados, nesta sexta feira (9), com serviços gratuitos da Defensoria Pública do Estado (DPE), podendo esclarecer dúvidas, obter assistência jurídica e acompanhar ações já ajuizadas pela Defensoria. No local também foram realizadas palestras informativas e coleta de material genético para reconhecimento de paternidade. A ação voltará à comunidade na próxima sexta-feira (16), com atendimento das 8h às 12h, na Escola Municipal de Fazenda Coutos. O projeto é resultado de parceria entre a DPE e a Secretaria de Segurança Pública (SSP).


De Acordo com a comandante da Base Comunitária de Fazenda Coutos, tenente Carla Sousa, a presença da defensoria é de extrema importância para a melhoria da qualidade de vida dos moradores. “A comunidade tem uma demanda grande e precisa muito de ações como essa. O resultado não podia ser outro, a satisfação da comunidade repercute na melhora dos índices e indicadores sociais do bairro”, destacou.


O objetivo da ação é levar serviços de todas as áreas de atuação da promotoria para comunidades carentes. São oferecidas orientações nas áreas de Família, Direitos Humanos, Infância e Juventude, Crime, Cível, Pessoa Idosa, Consumidor e Curadoria. “Levamos uma mini defensoria para comunidades que contam com bases comunitárias de segurança. Nosso objetivo é a inclusão da população e buscamos alcançar o maior número possível de pessoas com essas visitas”, afirmou a coordenadora executiva da DPE, Gianna Gerbasi.


A aposentada Gervásia Carneiro aproveitou a oportunidade para conferir o andamento do processo de guarda dos netos. “O atendimento aqui é muito bom, facilita a vida de quem não pode se locomover muito. Ontem, eu estive em outra unidade da defensoria e não consegui pegar uma ficha, a fila estava muito grande. Fiquei sabendo que elas viriam aqui no bairro, cheguei bem cedo e fui atendida rapidamente”, explica.


Serviços


Além dos atendimentos da DPE, os moradores tiveram acesso aos serviços da Defensoria Pública da União (DPU), responsável por demandas que envolvem órgãos como o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Fundação Nacional do Índio (Funai), Correios, Caixa Econômica Federal e as instituições federais de ensino superior. A próxima Comunidade a receber os serviços será a do bairro de São Caetano, nos dias 7,17 e 21 de outubro.


Iniciada em 2015, a Defensoria Itinerante já esteve presente nas comunidades do Calabar, Rio Sena e Nordeste de Amaralina. Neste ano, a ação começou no bairro da Santa Cruz e, em junho, visitou o Bairro da Paz. Mais informações podem ser obtidas no site da DPE.