Paripe.net

Projeto ofecere curso gratuito de capoeira no Parque São Bartolomeu

Imagem Responsiva
Imagem Responsiva
Imagem Responsiva
Imagem Responsiva


A capital nacional de uma cultura sem igual. Aqui onde a magia acontece, e não é a toa que é denominada de A Terra da Alegria. Com características de a terra da oportunidade, da superação, da miscigenação, e é claro, do gingado que conquistou e ainda conquista o Brasil e o Mundo, a capoeira. Até porque não se pode falar de uma terra tão rica culturalmente e não mencionar essa arte riquíssima. Quem nunca ficou hipnotizado e parou em frente a uma roda de capoeira? Seja pela música ou pelo gingado, ou até mesmo pela combinação de forma sincronizada desses dois fatores. 

Toda a cidade do Salvador mantém uma característica bem própria, cada bairro ou localidade, possui a sua história, seja de resistência ou de conquistas. E é exatamente isso que o Subúrbio Ferroviário de Salvador que abrange 22 bairros da capital, somando mais de 600 mil habitantes possui. Uma grande história de resistência.  A região que é repleta da Cultura Afro Brasileira fica mais evidente no bairro do Parque São Bartolomeu, onde se tem concentrado toda a essa cultura que é demonstrada pelo nome das praças e de suas cachoeiras. É lugar de grande história que é formada através das lutas e batalhas do passado, ganhando assim, valorização cultural nos dias atuais. 
 
E como a cidade é conhecida principalmente pelas oportunidades focando em inclusão social, destacamos o Grupo de Capoeira Novo Mundo, com a presença do idealizador e presidente do grupo, o Mestre Rildo. Que movido pelo sentimento de trazer uma nova perspectiva para os jovens de baixa renda que infelizmente não detém de oportunidades na vida, o mestre fundou o grupo, que veio realmente trazer um novo mundo para aqueles que vivam na desigualdade. O Mestre que é conhecido na região como educador e pulverizador dentro do Salvador da Capoeira Regional.

Desenvolve além das aulas, o trabalho da Cia. De Dança Novo Mundo Brasil Show, onde prepara os jovens, que se tornam profissionais para audições em grupos de dança internacionais.  O objetivo do Grupo de Capoeira Novo Mundo, além da inclusão social, gerada pelas oportunidades que se dão aos jovens, é que, através da capoeira, seja fortalecido e ao mesmo tempo, aberto mais espaços para que a Cultura Afro Brasileira continue forte e seja a marca de crescimento e valorização do jovens do Subúrbio Ferroviário, profissionalizando-os também para o mercado cultural.  

Por isso em janeiro de 2019, o Projeto Capoeira Novo Mundo – Fortalecendo a Cultura, idealizado por Mestre Rildo, contemplado pelo Edital Prêmio Capoeira Viva Salvador – Ano II, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador e com Parceria do Centro de Referência do Parque São Bartolomeu (Suburbana) realizará o Curso de Capoeira Regional que será ministrado durante seis meses, irá atender 50 (cinqüenta) jovens e adolescentes da comunidade que Circunda o Parque São Bartolomeu.

Dentro do Curso serão realizadas aulas práticas e teóricas de Capoeira Regional, Samba de Roda, Maculelê, Puxada de Rede e Dança Afro, além de Palestras de Mestres conhecidos na Comunidade da Capoeira e visitas a Espaços Culturais. Contando também com Rodas Treinos e Rodas abertas com participação de grupos de capoeira da região, fechando assim o propósito maior que é de fortalecimento da cultura da capoeira e agregação de valores culturais dentro do Parque São Bartolomeu e dentro da comunidade como um todo.  O curso é inteiramente gratuito para os jovens que moram ou que freqüentam o Parque de São Bartolomeu. As inscrições já estão abertas nesse mês de dezembro. 

Serviço:

O que: Capoeira Novo Mundo – Fortalecendo a cultura. 
Atividades: Curso de Capoeira Regional, Cultura Popular, Confecção e Toques de Berimbau, Toques de Timbau e Pandeiro.

Inscrições abertas / vagas limitadas 

Data de inicio: Janeiro de 2019 
Data de encerramento: Junho de 2019 (contando com Batizado de Capoeira e Entregas dos Cordéis e Certificado)
Local: Centro de Referência do Parque São Bartolomeu (Suburbana)
Para maiores informações contatar Rachel Marchi, através do número / Whatsapp: (71) 98893-1702.