Paripe.net

Bebê é abandonado em Vista Alegre

Imagem Responsiva
Imagem Responsiva


Bebê é abandonado em Vista Alegre
Foto: Reprodução | Record Bahia

Uma recém-nascida foi abandonada no bairro de Vista Alegre, no subúrbio ferroviário da capital baiana, nesta terça-feira (20). O bebê ainda estava com o cordão umbilical quando foi encontrado. Ela foi encaminhada para uma unidade hospitalar e passará 48 horas em observação médica, por causa do risco infeccioso.


Este é o segundo caso de abandono de recém-nascido este ano. No dia nove de janeiro, um menino foi encontrado pela população nas escadarias no Barbalho. Ele foi levado para o hospital e está saudável. Uma família já está com guarda provisória do menino.


O mesmo deve acontecer com Maria Clara, como é chamada pelas enfermeiras que cuidam dela. Assim que a menina tiver alta, ela será encaminhada para adoção. A guarda está com o Juizado da Infância e da Juventude.  


Segundo o juiz Walter Ribeiro Costa Júnior, desde 2011, o número de abandono de incapaz - crianças e adolescentes de 0 a 17 anos-, têm diminuído em Salvador. No ano passado, foram cinco casos, contra 18 em 2011. Ele acredita que a informação tenha ajudado a reduzir estes indíces.


— Não há necessidade de se abandonar um filho que não se quer criar, basta chegar a qualquer órgão do sistema de garantias e declarar que não quer aquele filho. A criança irá para a Vara da Infância e o Juizado conduzirá o menor para famílias que estão habilitadas no cadastro de adoção.