Paripe.net

Casa do Benin realiza ação em escola municipal de Ilha de Maré

Imagem Responsiva
Imagem Responsiva


Casa do Benin realiza ação em escola municipal de Ilha de Maré
Foto: Reprodução

Na próxima quarta-feira (11), o projeto “A Casa vai à escola” realiza a sua última edição de 2015 na Escola Nossa Senhora das Candeias, em Ilha de Maré. Promovida pela Casa do Benin, equipamento cultural da Fundação Gregório de Mattos, e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a ação consiste na realização de atividades arte-educativas em unidades de ensino da Prefeitura, com o objetivo de promover a cultura afro-brasileira para os estudantes, bem como divulgar a contribuição do espaço para o fortalecimento da identidade afrodescendente em Salvador.


A ação compreende duas fases, que são a teórica e a prática. Na parte teórica, a arte-educadora e coordenadora do projeto, Régia Ribeiro, expõe aos alunos informações sobre o Benin e o diálogo entre a cultura beninense e a soteropolitana; a importância da Casa do Benin como um espaço de conservação e exposição de um acervo contendo peças artísticas do país africano; aspectos da identidade afrodescendente de Salvador; entre outros temas. Na etapa prática, o projeto promove oficinas culturais para os estudantes. Desta vez, o grupo de samba Bicho da Cana vai ensinar a garotada a tocar e a dançar samba de roda.


Esta é a 11ª edição do projeto em 2015, que já visitou 22 escolas desde o ano passado, quando foi lançado pela Casa do Benin. “É uma atividade pedagógica de complementaridade entre a ação escolar e a cultural, envolvendo escolas e um espaço municipal de cultura afro-brasileira. Constitui uma ação afirmativa que contribui para o fortalecimento da cidadania afrodescendente”, explicou Régia Ribeiro. A recepção dos alunos é muito positiva, visto que as escolas são compostas em sua maioria por estudantes afrodesdencentes. “Eles sempre pedem que a gente volte em outro momento”, comemorou a coordenadora.