Paripe.net

Casa do Benin realiza ação em escola municipal de Ilha de Maré

Imagem Responsiva
Imagem Responsiva
Imagem Responsiva


Casa do Benin realiza ação em escola municipal de Ilha de Maré
Foto: Reprodução

Na próxima quarta-feira (11), o projeto “A Casa vai à escola” realiza a sua última edição de 2015 na Escola Nossa Senhora das Candeias, em Ilha de Maré. Promovida pela Casa do Benin, equipamento cultural da Fundação Gregório de Mattos, e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a ação consiste na realização de atividades arte-educativas em unidades de ensino da Prefeitura, com o objetivo de promover a cultura afro-brasileira para os estudantes, bem como divulgar a contribuição do espaço para o fortalecimento da identidade afrodescendente em Salvador.


A ação compreende duas fases, que são a teórica e a prática. Na parte teórica, a arte-educadora e coordenadora do projeto, Régia Ribeiro, expõe aos alunos informações sobre o Benin e o diálogo entre a cultura beninense e a soteropolitana; a importância da Casa do Benin como um espaço de conservação e exposição de um acervo contendo peças artísticas do país africano; aspectos da identidade afrodescendente de Salvador; entre outros temas. Na etapa prática, o projeto promove oficinas culturais para os estudantes. Desta vez, o grupo de samba Bicho da Cana vai ensinar a garotada a tocar e a dançar samba de roda.


Esta é a 11ª edição do projeto em 2015, que já visitou 22 escolas desde o ano passado, quando foi lançado pela Casa do Benin. “É uma atividade pedagógica de complementaridade entre a ação escolar e a cultural, envolvendo escolas e um espaço municipal de cultura afro-brasileira. Constitui uma ação afirmativa que contribui para o fortalecimento da cidadania afrodescendente”, explicou Régia Ribeiro. A recepção dos alunos é muito positiva, visto que as escolas são compostas em sua maioria por estudantes afrodesdencentes. “Eles sempre pedem que a gente volte em outro momento”, comemorou a coordenadora.