Paripe.net

Cidadãos podem acessar serviços de saúde nas Prefeituras-Bairro

Imagem Responsiva
Imagem Responsiva
Imagem Responsiva
Imagem Responsiva


Em Salvador, quem precisar dos serviços de emissão da primeira ou segunda via do Cartão SUS e dispensação de medicamentos pode procurar as unidades das Prefeituras-Bairro (PB) Centro/Brotas, Subúrbio/Ilhas, Cajazeiras, Itapuã, Cidade Baixa, Barra/Pituba, Liberdade, Cabula, Pau da Lima e de Valéria. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e o atendimento pode ser agendado através do site www.horamarcada.salvador.ba.gov.br .

Para solicitar a emissão do Cartão SUS, o cidadão precisa ter idade igual ou superior a 18 anos, ter em mãos documentos de identificação (original e xerox) e comprovante de residência registrado no nome do solicitante, ou de um parente de primeiro grau. Em caso de recém-nascido, o responsável deverá apresentar a certidão de nascimento e o comprovante de residência no nome dos pais ou, também, registrados no nome de parentes de primeiro grau, como avós e tios. 

Quem procurar as farmácias das Prefeituras-Bairro encontrará medicamentos para doenças como hipertensão e diabete, além de anti-inflamatórios, antialérgicos, dentre outros. Para buscar os medicamentos, o usuário maior de idade precisa ter em mãos a receita médica (original e cópia), Cartão SUS e documento de identificação. 

Balanço – As unidades disponibilizam também marcação de exames e consultas médicas, sendo necessário, para isso, que o cidadão apresente Cartão SUS, RG, CPF, comprovante de residência e a guia da solicitação médica. Consultas clínicas, ginecologistas, ressonâncias e ultrassonografias são alguns dos serviços oferecidos.  

Somente no primeiro semestre deste ano, as dez unidades administrativas já emitiram cerca de 40 mil cartões do SUS e mais de 50 mil medicamentos foram dispensados. Uma das pessoas beneficiadas foi a dona de casa Joana Araújo, de 59 anos, que esteve na Prefeitura-Bairro Centro/Brotas portando receita médica para pegar medicações. A moradora do bairro do Barbalho parabenizou o funcionamento da unidade e disse que o órgão tem facilitado ainda mais na procura de serviços sociais. 

"É bem próximo a minha casa, venho andando para cá. Aqui pego medicações e já realizei, também, a emissão do Cartão SUS do meu neto. Já utilizo o serviço da Prefeitura-Bairro do Centro há muito tempo e não tenho do que reclamar", disse.

Também presente no local buscando atendimento para emissão de cartão SUS, Roberta dos Santos, de 50 anos, ressaltou que consegue resolver várias demandas na estrutura administrativa. "A maioria do suporte que preciso, como marcações de exames, emissão do cartão do SUS e outras demandas, consigo resolver através da Prefeitura-Bairro. Enxergo essas unidades como um incentivo da Prefeitura de Salvador em assistir toda a população da cidade", ressaltou a produtora musical.