Paripe.net

Cineclube Boca de Brasa exibe documentário Axé - Canto do Povo de um Lugar

Imagem Responsiva
Imagem Responsiva
Imagem Responsiva


Próxima sexta-feira (26), a Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), apresenta a primeira edição do Cineclube Boca de Brasa, em duas sessões gratuitas e com direito a pipoca, a primeira às 14h, no Boca de Brasa CEU Valeria - Lagoa da Paixão. Às 19h, acontece a segunda sessão, no Boca de Brasa Subúrbio 360 – Vista Alegre.

O filme escolhido para dar largada ao Cineclube Boca de Brasa é o documentário baiano Axé – Canto do povo de um lugar, dirigido por Chico Kertész que assina o roteiro juntamente com o pesquisador James Martins. Lançado em 2017, Axé revela com detalhes a história da axé-music, apontando elementos determinantes para o nascimento desse gênero musical genuinamente baiano. No elenco do documentário, diversos grupos e artistas que contribuíram para a criação da axé-music e o seu desenvolvimento até os dias atuais, dentre eles: Araketu, Asa de Águia, Banda Mel, Banda Reflexos, Bell Marques, Caetano Velloso, Carlinhos Brown, Chiclete com Banana, Claudia Leitte, Daniela Mercury, É o Tchan/Gera Samba, Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Luis Caldas, Marcio Vitor, Netinho, Olodum, Ricardo Chaves, Sarajane, Saulo Fernandes, Psirico, Terrasamba, Timbalada e Xandy.

Após a exibição do documentário, acontece um bate-papo musicado mediado por Dayane Sena, professora da Oficina de Cinema do Boca de Brasa. Como convidados, James Martins, pesquisador e roteirista do filme, e o cantor Pierre Onássis que brindará o público com algumas das suas canções. "Talvez esse filme desperte a união que é tão necessária. Tem que haver integração. A música foi forte, mas enfraqueceu depois que essa integração deixou de ter. Um filme como esse, desperta essa necessidade para a gente se reagrupar, se reorganizar e ver que juntos somos mais fortes", revela Onássis.

Já o gerente de equipamentos culturais da FGM, Chicco Assis, destaca que "a criação dos Cineclubes Boca de Brasa é uma grande oportunidade para que as comunidades da Lagoa da Paixão e de Vista Alegre tenham acesso à produção audiovisual daqui e de outros lugares". Ainda segundo Assis, "nas oficinas que estão sendo realizadas nos espaços Boca de Brasa do Subúrbio 360 e do CEU Valéria, estamos trabalhando o tema 'Retratos de Identidades', o documentário Axé traz à tona justamente uma importante nuance das identidades musicais soteropolitanas, a axé music".

Serviço:

O que: Cineclube Boca de Brasa com exibição do filme Axé - Canto do povo de um lugar, seguido de bate-papo musical com Pierre Onássis, James Martins e Dayane Sena
Quando: 26/04 (Sexta-feira)
14h - Boca de Brasa CEU Valéria (Lagoa da Paixão)
18h - Boca de Brasa Subúrbio 360 (Vista Alegre)
Onde: Espaço Cultural Boca de Brasa – CEU Valéria e Subúrbio 360
Quanto: Filme, bate-papo, música e pipoca Gratuitos