Paripe.net

Crianças do Projeto Estação Subúrbio conhecem a Câmara de Salvador



A Câmara Municipal de Salvador recebeu a visita de 23 crianças do Projeto Estação Subúrbio, durante a manhã desta última quarta-feira (11). Residentes da comunidade Quilombo do Paraíso, em Periperi, os integrantes do projeto voltado para brincadeiras infantis, foram convidados pelo presidente  da Comissão Provisória e Especial de Defesa da Criança e do Adolescente, o vereador Marcos Mendes (PSOL), para conhecerem os espaços da Casa. 
O grupo participou de uma aula de história ao conhecer o Memorial da Casa e também foi ao gabinete do vereador Marcos Mendes para conhecer e conversar com o legislador.

As crianças foram acompanhadas pela coordenadora do projeto, Ana Oliva Marcilio; os educadores psicólogos, Camila Souza e José Diego Santos; as assistentes sociais Evanice Thomaz e Ana Cecília Sacramento; e as estagiárias da assistência social, Raidalva Santos da Silva e Andreza Santos.

Cultura

Para a coordenadora do projeto, a visita amplia a vivência cultural das crianças da comunidade. “Vamos à vários lugares pensando na perspectiva de direito delas. Dentro da proteção contra a violência, trazemos também a participação na cidade, e isso significa usufruir de estar, ficar, residir, frequentar os espaços e ter mobilidade urbana. A ideia é fortalecer a participação infantil na Câmara”, destacou.

As residentes da comunidade Quilombo do Paraíso e integrantes do Projeto Estação Subúrbio, Tainá Santos, 13 anos, e Yasmin Vitoria, 11 anos, disseram estar contentes com a visita, pois não sabiam que a Casa Legislativa poderia ser visitada por todos os cidadãos. Elas elogiaram os quadros do Memorial, as maquetes da Câmara e a forma como as histórias foram contadas através de cada ítem do museu. De acordo com elas, o que mais despertou a curiosidade foi a visualização do subsolo do prédio, onde funcionavam as enxovias e, supostamente, era um espaço usado como prisão subterrânea.