Paripe.net

Deslizamento de terra assusta moradores de Periperi

Imagem Responsiva


A forte chuva que caiu na madrugada desta segunda-feira, 1 causou estragos na região do Subúrbio Ferroviário, em Salvador. Localizada na Rua das Pedrinhas, na Estrada Velha de Periperi, a casa do ajudante de produção Valdir Nascimento, 46 anos, foi atingida por um deslizamento de terra. “Acordamos em pânico. O barro derrubou a parede do fundo. Invadiu os cômodos. Minha filha gritava desesperada, ela ficou com as pernas cobertas pela terra”, relatou.

O fogão, o armário da cozinha e o guarda-roupa foram destruídos. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) foi acionada e esteve no local ainda na madrugada. Trabalhadores da Empresa Urbana de Salvador (Limpurb) retiraram o barro arrastado pela chuva e realizaram intervenções para conter

Em comunicado à imprensa, a Codesal informou que registrou 58 ocorrências até às 10h15, de hoje. Foram seis alagamentos de imóvel, um alagamento de área, nove ameças de desabamento, uma ameaça de desabamento de muro, 11 ameças de deslizamentos, uma árvore ameaçando cair, duas árvores caídas, cinco avaliações de móveis alagados, um desabamento de muro, três desabamentos parciais, 15 deslizamentos de terra e três infiltrações.

Plataforma

A grama de contenção de uma encosta, localizada na Av. Afrânio Peixoto, popularmente chamada de Av. Suburbana, no bairro de Plataforma, foi arrastada pela chuva. A obra foi inaugurada recentemente pelo governo estadual.

“A encosta foi entregue antes do início das chuvas, mas essa grama que foi usada não segura é nada. Deveriam colocar cimento em tudo, não apenas na parte de cima da encosta. Toda chuva forte eles têm que vir aqui fazer reparos, do que adiantou?” reclamou a cabeleira Shaynara Matias, 33 anos.

Nossa equipe entrou em contato com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), responsável pela obra da encosta. Até o momento não obtivemos respostas sobre o ocorrido e quais medidas estão sendo tomadas para solucionar os problemas.

Fonte: A Tarde