Paripe.net

Dia D de combate à dengue acontece nesta sexta-feira (02) em São Tomé Paripe

Imagem Responsiva


Dia D de combate à dengue acontece nesta sexta-feira (02) em São Tomé Paripe
Foto: Reprodução

Acontece nesta sexta-feira (02) uma grande mobilização nacional de combate à dengue em Salvador.A abertura dos trabalhos será na Escola Municipal Otaviano Pimenta, em São Tomé de Paripe, às 9h, com a presença de representantes dos governos municipal, estadual e federal. Durante todo o dia serão inspecionadas 441 escolas municipais, 160 unidades de saúde e vai haver mutirão de limpeza, em parceria com a Limpurb, nos bairro de Pau da Lima Canabrava. A mobilização acontecerá em parceria com as Forças Armadas, que atuarão juntamente com os agentes de endemias para a eliminação de focos do mosquito transmissor da dengue, Zika Vírus e Chikunguya.
 

"O ultimo índice de infestação predial  (IIP), realizado entre os dias 3 e 7 de outubro, revelou que Salvador está em situação de alerta para o risco de uma epidemia, com um índice de 2,3% de infestação predial. Além disso, 34 bairros da capital apresentarem índice de 3,9%, ou seja, acima do recomendado, por isso a importância da continuidade dos trabalhos", ressaltou a coordenadora de Vigilância à Saúde da Prefeitura, Isabel Guimarães.


Na programação especial para o Dia D, além das inspeções em escolas e unidades de saúde, os agentes irão atuar também no projeto "D Olho no Mosquito", que é mais uma iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O trabalho tem como objetivo dar exemplo de cuidado e responsabilidade com os espaços laborais da Prefeitura, garantindo que as instalações estejam livres de foco do mosquito. Os agentes visitarão todos os setores para orientar e distribuir material educativo aos servidores. Essa iniciativa também abre espaço para capacitação de equipes de higienizadores e segurança para que possam dar continuidade ao trabalho educativo.


Outros pontos estratégicos para ação da campanha também foram pensados para um maior alcance da população sobre a conscientização do controle do mosquito, como: estações de transbordo, aeroporto, rodoviária, ferry, estação de trem da Calçada, Elevador Lacerda e shoppings.