Paripe.net

Fundação celebrará Dia do Contador (20) de História no Parque São Bartolomeu

Imagem Responsiva
Imagem Responsiva
Imagem Responsiva


Fundação Pedro Calmon celebrará Dia do Contador (20) de História no Parque São Bartolomeu
Foto: Nerivaldo Góes

Há 25 anos o dia 20 de março é marcado em todo o mundo como Dia Internacional do Contador de Histórias e, para celebrar a data, a Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado realizará, neste domingo (20), das 9h às 17h, no Parque São Bartolomeu (Subúrbio Ferroviário de Salvador), o projeto Encantaria: Encontro de contadoras e contadores de história. O encontro é uma parceria com a Companhia do Dragão e o Cardume – Coletivo de Contadores de História e já está em sua segunda realização. O evento é aberto ao público.


Na programação deste domingo, a Biblioteca Móvel, unidade da Fundação abrirá seu acervo de livros, revistas e jornais e sua programação lúdica envolvendo histórias. O público infantil e adulto poderá participar de oficinas de contação, das 10h às 12h, com a contadora Luciene Mota, que reunirá aqueles que se encantam com o mundo da imaginação para aprenderem a ser contadores.


A oficina tem vagas limitadas e não serão necessárias inscrições. A partir das 13h, contadores e palhaços sairão pelo entorno do Parque São Bartolomeu, convidando moradores para as Rodas de Contos, que serão abertas ao público, a partir das 15h. Terão contos de diversas temáticas no Parque, em uma iniciativa de integração com a natureza do local. Estarão presentes os contadores e contadoras Luciana Simões, Poeta Valdeck, Rosana Paulo, Acely Araújo, Danielle Andrade, Maria Íris, Alexandre Varapau, Grupo Roda Palavra eTiago Nascimento.


Homenagem às contadoras - Ao longo do Encontro, haverá homenagens especiais às trajetórias de vida das contadoras baianas Betty Coelho e Vovó Cici e da moçambicana Fátima Langa.


Vovó Cici – Nanci de Souza Silva, mais conhecida como ebomi Cici de Oxalá, atualmente trabalha no Espaço Cultural Pierre Verger com crianças em situação de alto risco e com pesquisadores da cultura afro-brasileira. Afetuosamente chamada de Dona Cici ou Vovó Cici pelas crianças com as quais trabalha, já se apresentou em diversas cidades brasileiras e também fora do Brasil, como em Cuba, França e nos Estados Unidos. Trabalhou durante muito tempo com o fotógrafo Pierre Verger, fazendo legenda para 11 mil fotografias ligadas à cultura afro-brasileira e a Benin, Togo, Gana, Nigéria e África do Norte. Vovó Cici estará presente no Encontro.


Betty Coelho - Baiana, escritora, pedagoga e contadora de histórias, Betty Coelho formou gerações de contadores em mais de 50 anos de atuação na área. É autora de vários livros, a exemplo do “Contar histórias: uma arte sem idade” (Ática), e “O Galo cantou e ninguém sabe onde” (Scipione). Ambas serão homenageadas ao longo da programação deste domingo


Fátima Langa – Nascida na província de Gaza, em Moçambique, Fátima Langa é escritora, jornalista, poetiza e desde criança vem contando histórias em sua língua materna – cichopi. Já tem cinco livros publicados, além de contos também em português.


Programação: Parque São Bartolomeu


9h – Biblioteca Móvel 
10h às 12h – Oficina de Contação 
14h – Vovó Cici e suas histórias
15h – Rodas de Contos abertas ao público