Paripe.net

Governador visita obras de ampliação e requalificação do Mercado de Paripe

Imagem Responsiva


Governador visita obras de ampliação e requalificação do Mercado de Paripe
Foto: Manu Dias/GOVBA

O governador Jaques Wagner visitou as obras de ampliação e requalificação do Centro de Abastecimento de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, na manhã deste sábado (27). Acompanhado dos presidentes da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal), Ubiratan Cardoso e Eduardo Sampaio, respectivamente, o governador conversou com os comerciantes do local e verificou o andamento do trabalho realizado pelo Governo do Estado. 


“São mais de 300 comerciantes. Esta é uma Ceasa importante da Ebal. A gente já começou a obra, nós já preparamos dois galpões novos. Temos que acelerar agora. A obra dará uma qualidade muito maior ao trabalho deles e a todos que compram aqui no Mercado de Paripe”, afirmou Wagner.


Nesta primeira etapa foi construída uma nova ala coberta, em formato de ‘L’, composta de boxes, com água encanada, esgotamento e sistema elétrico, destinados aos bares e restaurantes. Outra parte é ocupada por boxes provisórios que vão receber feirantes durante a reconstrução do antigo pavilhão. Um canal que corre ao lado do mercado também foi coberto e está sendo pavimentado.


“Nós estamos concluindo uma etapa importante que é a liberação do galpão principal para realizar a reforma. Estamos entregando dois galpões, além da pista externa, para onde estão sendo transferidos alguns feirantes e para que a gente possa fazer uma intervenção forte neste galpão, que é o maior de todos e abriga a maior parte dos permissionários”, explica Eduardo Sampaio.


Além da restauração do antigo pavilhão de feiras, a segunda etapa do projeto inclui asfaltamento e instalação de passeios nas vias de acesso, construção de espaços específicos para carga, descarga e armazenagem de mercadorias. A Conder também está desenvolvendo um projeto de utilização da área coberta do canal para a instalação de parque infantil, equipamentos de ginástica e pista de cooper. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 9,3 milhões.


O Mercado de Paripe foi construído em 1994, para abrigar, em um único lugar, a feira de Paripe, que funcionava em barracas espalhadas por passeios e áreas próximas à linha férrea. No local, são comercializados confecções, gêneros alimentícios e hortifrutigranjeiros. 

 

Segundo a presidente da associação comunitária do bairro, Maria da Paixão, 64 anos, a obra atende a uma reivindicação antiga dos comerciantes da região. “O comércio aqui é muito grande. São 194 boxes funcionando. Com a reforma do mercado, a comunidade de Paripe vai melhorar muito”.