Paripe.net

Inscrições abertas para o Neojiba, no Centro Cultural do Parque São Bartolomeu

Imagem Responsiva


Inscrições abertas para o Neojiba, no Centro Cultural do Parque São Bartolomeu
Foto: Carol Garcia/GOVBA

Até 25 de abril, o programa Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) prossegue com inscrições abertas, para adolescentes de 13 a 18 anos, em novo núcleo instalado no parque São Bartolomeu. As aulas são de música utilizando instrumentos de percussão, sopros, cordas e violões.


Para se inscrever basta o jovem enviar informações, como nome completo, idade, endereço e telefone de contato, para o e-mail secpedagogico@neojiba.org. Após a inscrição, os interessados irão participar de uma audição. Não é necessário conhecimento prévio em prática instrumental ou coral para integrar as atividades nos novos núcleos.


Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado, o Neojiba tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletiva. O Neojiba beneficia aproximadamente 4.600 crianças, adolescentes e jovens. O programa é uma ação da SJDHDS e tem como diretor-fundador o maestro e pianista Ricardo Castro.


A unidade vai funcionar no Parque São Bartolomeu, situado entre a Enseada dos Cabritos e o bairro de Pirajá, uma das maiores áreas remanescentes de Mata Atlântica em meio urbano do País. O Centro Cultural, que funciona no parque, cedeu uma sala do espaço para o Neojiba as atividades musicais na região. A proposta do programa, na localidade, é integrar a rede cultural da comunidade do Subúrbio Ferroviário de Salvador.


Plano de expansão


A abertura dos novos núcleos faz parte do plano de expansão do Neojiba, que atualmente tem um Núcleo de Gestão e Formação (NGF), que funciona no Teatro Castro Alves (TCA), na capital baiana, além de 11 Núcleos de Prática e Formação Orquestral e Coral, instalados em Salvador, Simões Filho, Feira de Santana e Porto Seguro (em Trancoso).


A partir do lema ‘Aprende quem Ensina’, o Neojiba qualifica jovens para atuarem como multiplicadores do modelo social e pedagógico do programa. Além de realizar ações de extensão na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e no interior, os multiplicadores atuam em dez bairros da capital, com Bases Comunitárias de Segurança, e em 21 cidades do interior, através de ampla rede de parceiros locais.