Paripe.net

Jovens do Subúrbio de Salvador recebem certificações profissionais

Imagem Responsiva
Imagem Responsiva


Jovens do Subúrbio de Salvador recebem certificações profissionais
Foto: SJDHDS

Mais de 200 jovens se formaram no semestre 2016.1 do Projeto Semente de Ciência, entre os cursos Pedreiro de Obras, Eletricista Predial e Suporte ao Usuário de Informática – Helpdesk. A cerimônia, realizada no ginásio do Centro de Educação Desportiva e Profissionalizante (CEDEP), em São João do Cabrito, subúrbio ferroviário de Salvador, contou com a presença da gerente-geral da AVSI Brasil na Bahia, Lorrine Almeida, de representantes da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), por meio da superintentende interina de Direitos Humanos, Luciana Santos, e do coordenador de Políticas para a Juventude, Jabes Soares.


“Fazer parte do Projeto foi marcante na minha vida. O curso não só me proporcionou a ter uma qualificação profissional, mas também a ter novos aprendizados na vida, como a me socializar e a enxergar um mundo mais humano, mais justo”, conta Isaque Sales, 17 anos, ao receber o certificado do curso profissionalizante Helpdesk, nesta terça-feira (20).


Durante o evento, além da certificação dos formandos, também foi realizada a aula inaugural da nova turma, com 280 alunos matriculados. Entre eles, Rafael Silva Santos, de 17 anos, que soube do curso por amigos que já fizeram e indicaram. “Meus amigos me falaram do curso e resolvi fazer porque vi como oportunidade para mudar de vida, tendo uma qualificação profissional e conseguir um emprego na área”, disse Rafael. 


Para a superintendente Luciana Santos, “o Projeto além de possibilitar o jovem realizar uma qualificação profissional, também destaca a formação cidadã, preparando-o para atuação mais harmoniosa com a comunidade. E inclui o jovem no mercado de trabalho”, pontua.


Segundo a gerente-geral da AVSI Brasil na Bahia, Lorrine Almeida, “o curso é uma oportunidade de mudar vidas. Muitos jovens vêm como a única alternativa e para a AVSI é motivo de satisfação e de realização quando vemos que o objetivo foi alcançado, quando encontramos com esses jovens e eles informam que estão trabalhando”.