Lavagem de São Brás pode fazer parte do calendário de festas populares

Lavagem de São Brás pode fazer parte do calendário de festas populares Fotografo:

Lavagem de São Brás pode fazer parte do calendário de festas populares
Foto: Reprodução | SubúrbioNews

O Projeto de Lei nº 93/2013 inclui no Calendário de Festas Populares do município, a lavagem das escadarias da Igreja de São Brás, no bairro de Plataforma. A proposta, de autoria do vereador J. Carlos Filho (sem partido), foi aprovada, na quarta-feira (29), na Câmara Municipal.


Segundo J. Carlos Filho, o projeto tem como objetivo a preservação da tradição sociocultural e religiosa dos moradores de Plataforma. A lavagem acontece todo ano no último domingo do mês de janeiro. O cortejo sai do São João do Cabrito e segue até a Colina de São Brás. “A festa começa com uma missa na sede da igreja que fica completamente lotada e segue com direito a trios, grupo de travestidos, de caretas e muita alegria. Essa é uma festa de fé e de agradecimento a São Brás”, explicou o vereador. 


Segundo o Art. 7º da Lei Orgânica do Município (LOM) compete à prefeitura tombar bens, documentos, obras e locais de valor artístico e histórico, as paisagens naturais, bem como cultivar a tradição de festas Populares. O Art. 262, da LOM, afirma que o município garantirá o pleno acesso às fontes de cultura, apoiará e incentivará a valorização e difusão das manifestações culturais.