Paripe.net

Mutirão nos multicentros de saúde é estendido até janeiro

Imagem Responsiva
Imagem Responsiva
Imagem Responsiva
Imagem Responsiva


Os Multicentros de Saúde de Salvador – Carlos Gomes, Vale das Pedrinhas, Amaralina e Liberdade – terão os atendimentos realizados durante os finais de semana e feriados também no mês de janeiro de 2022. A medida visa atender a alta demanda pelas consultas e procedimentos especializados, que estavam represados devido à pandemia de Covid-19.

Para esta ação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) investiu quase R$1,5 milhão de reais na realização desta ação. De acordo com o subsecretário municipal da Saúde, Décio Martins, a medida garantirá a ampliação à população da oferta assistencial no âmbito da Atenção Especializada.

"Sabemos que, durante o auge da pandemia, muitas pessoas ficaram com receio de procurar os serviços de saúde para realização dos acompanhamentos ambulatoriais e isso gerou uma demanda reprimida no sistema de saúde. O investimento que estamos fazendo para ofertar esses procedimentos durantes os finais de semana e feriados visa reduzir esse gargalo e assegurar que os moradores da nossa cidade tenham acesso aos serviços especializados", explicou o gestor.

Com a ampliação do mutirão, as unidades funcionarão nos dias 8 (feriado de Nossa Senhora da Conceição), 11, 12, 18 e 19 de dezembro, além de dois finais de semana em janeiro: nos dias 8, 9, 15 e 16 de janeiro de 2022. Os atendimentos são exclusivos para os pacientes que realizarem o agendamento prévio, ou seja, durante os dias de mutirão não estará funcionando o serviço de marcação de procedimentos.

Documentação – As marcações de consultas e exames para os multicentros estão sendo feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nas unidades básicas de saúde do município. É necessário levar o documento de identidade com foto, CPF e requisição do exame (se houver).

Balanço – Desde o início da estratégia, no último dia 13 de novembro, foram realizados 12.140 procedimentos entre exames e consultas especializadas.