Paripe.net

Novo Mané Dendê realiza nova ação de sensibilização ambiental no Subúrbio

Imagem Responsiva
Imagem Responsiva
Imagem Responsiva


Na manhã desta quarta-feira (24), foi realizada na Associação Fluminense, no bairro de Itacaranha, uma ação do Programa de Educação Ambiental (PEA) do projeto Novo Mané Dendê. Moradores e lideranças da região da poligonal beneficiada aproveitaram o encontro para compartilhar as próprias experiências de vida com a equipe de educação ambiental do programa. A partir desta troca foi possível construir novos caminhos para que todos possam viver melhor e em harmonia com o meio ambiente.

"Esses encontros fazem parte de uma série de atividades que estão sendo realizadas nos núcleos âncoras compostos por representantes da comunidade, como forma de enraizar os conhecimentos e as ações desenvolvidas pelo PEA, assim, despertar o sentimento de pertencimento e sensibilização ambiental na população", explicou o gerente ambiental do projeto, Danilo Sobrinho.

Ednalva Araújo, 52 anos, artesã e moradora do Alto da Terezinha, contou que logo nos primeiros contatos com o programa, ela ajudou a conscientizar seus vizinhos sobre a importância de cuidar dos rios, córregos e nascentes. "Eu hoje já separo o lixo com mais cuidado, eu olho tudo e faço a doação do material que serve para a reciclagem", pontuou.

O PEA trabalha a relação da saúde das pessoas com a saúde do Rio Mané Dendê, rios e riachos da sua bacia hidrográfica, desenvolvendo rodas de conversa e uma escuta ativa nas comunidades, buscando despertar mudança de pensamento, comportamento que favorecem diretamente a melhoria de vida das comunidades do Subúrbio.

Novo Mané Dendê – O projeto Novo Mané Dendê corresponde a primeira etapa do Programa de Saneamento Ambiental e Urbanização do Subúrbio de Salvador, com intervenções nas localidades do Alto da Terezinha, Itacaranha, Ilha Amarela, Plataforma e Rio Sena. O objetivo é contribuir para o bem-estar econômico e a qualidade de vida da população da Bacia do Rio Mané Dendê, nas esferas econômica, social e de saúde, através da melhoria sustentável das condições socioambientais e de urbanização.

A intervenção prevê alcançar cerca de 800 mil m² de área, contemplando melhorias nos eixos de saneamento e qualidade ambiental das bacias e das águas do rio. O projeto contribuirá diretamente para a melhoria das condições sanitárias e ambientais, redução dos riscos de vulnerabilidade por inundações e melhora das condições urbanas para a população.

Além disso, contempla investimentos para melhorar os níveis de educação e cultura sanitária da população e o desempenho das instituições responsáveis pelo funcionamento sustentável da infraestrutura.