Paripe.net

Obras de requalificação e ampliação do Centro de Abastecimento de Paripe são retomadas

Imagem Responsiva
Imagem Responsiva


Obras de requalificação e ampliação do Centro de Abastecimento de Paripe são retomadas
Foto: Sedur

As intervenções de ampliação e requalificação do Mercado de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, foram retomadas e seguem em ritmo acelerado. O objetivo desta obra do Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), é não só renovar a infraestrutura do mercado, como também adequá-la à demanda turística da cidade. Com investimentos de mais de R$ 9,3 milhões, a previsão é que as obras sejam concluídas em janeiro de 2016.


Segundo Airton Maia, diretor de Equipamentos e Qualificação Urbanística da Conder, ainda estão pendentes algumas intervenções para a conclusão das obras, como a implantação da estrutura metálica e cobertura do mercado antigo, bem como a reforma dos boxes dos comerciantes. Também serão feitos trabalhos de paisagismo, pavimentação do entorno, além de obras complementares como área para armazenamento e coleta seletiva de resíduos sólidos, casa de gás, entre outras.


A requalificação que cobre uma área de mais de 20 mil m², vai acomodar cerca de 150 comerciantes. Segundo a feirante, Elienai Santos, o mercado está atualmente desorganizado e sua expectativa é que isso seja solucionado com a requalificação, que vai ordenar os boxes e balcões por seções. Ela também acredita que a pavimentação das áreas de acesso ao mercado vai contribuir na atração de um maior público. Para Elienai, o Mercado de Paripe é o melhor comércio da cidade porque é completo. “Tem açougue, peixaria, corte de cabelo, lan house, confecção, entre muitas outras coisas e com a reforma vai ficar melhor ainda”.


Construído em 1994, o Mercado de Paripe foi pensado como um espaço único feito para abrigar a feira do bairro, que funcionava em barracas espalhadas por passeios e áreas próximas à linha férrea do subúrbio. No local, são comercializados confecções, gêneros alimentícios e hortifrutigranjeiros.