Paripe.net

Operação Plantio Chuva começa nesta quarta (24) no Subúrbio



A partir desta quarta-feira (24), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), inicia os trabalhos da Operação Plantio Chuva 2021. O primeiro local a ser contemplado é o Dique do Cabrito, localizado no Subúrbio, onde serão plantadas 500 mudas a partir das 8h, entre ipês rosa e amarelo, algodoeiros, paus-brasil, sibipirunas, oitis, entre outras. 

A ação irá abranger, ao todo, 40 áreas da cidade, onde vão ser plantadas cerca de 3 mil árvores. A maioria das mudas são espécies nativas da Mata Atlântica. Semanalmente, até o fim de agosto, locais como Ribeira, Avenida Barros Reis, Itapuã, Baixinha do Santo Antônio, Pituba, Avenida Centenário, Ponta de Humaitá e Stella Maris vão receber mudas de árvores como ipê, sibipiruna, oiti, pau-ferro, sucupira.

As espécies são selecionadas de acordo com as suas características e visando também as condições locais. A previsão é que 680 árvores sejam plantadas até primeiro de abril.

"Esse é o período do ano, entre abril e agosto, ideal para se plantar em Salvador. As chuvas constantes favorecem naturalmente a irrigação do solo e a adaptação das novas mudas no local plantado", declara a secretária da Secis, Edna França.

Ela também ressalta que, assim como no ano passado, em função da pandemia, não serão realizados os plantios com a participação de comunidades. "Precisamos evitar aglomerações e manter a segurança sanitária para evitar, ao máximo, o aumento de casos de Covid-19 em nossa capital. Todos os plantios serão feitos com a devida segurança", reforça Edna França. 

Balanço – Cerca de 18,3 mil árvores já foram plantadas na cidade desde quando a Operação Plantio Chuva teve início, em 2017. Mais de 100 localidades foram contempladas nesse período, a exemplo do Vale do Canela, que recebeu 150 mudas de pau-ferro há quatro anos. A ação resultou em um verdadeiro corredor verde no local, com árvores que chegam a medir seis metros de altura.  
 
Programação até 1º/04
 
24/03, às 8h: 500 árvores no Dique do Cabrito, Subúrbio. 

30/03, às 9h: 10 árvores em Itapuã, na Ladeira do Mirante, s/n. 

31/03, às 9h: 20 árvores na Pituba, nas ruas Amazonas e Ceará.  

1º/04, às 9h: 147 árvores no Cabula, nas avenidas Edgar Santos e Luiz Eduardo Magalhães.