Paripe.net

Operações da Lei Seca vão ocorrer durante os dias de Réveillon

Imagem Responsiva


Operações da Lei Seca vão ocorrer durante os dias de Réveillon
Foto: Reprodução

Os agentes da Transalvador vão atuar no combate à alcoolemia durante os cinco dias de Réveillon na capital baiana. De acordo com o órgão, será mantida a rotina das blitzen da Operação Lei Seca entre os dias 28 de dezembro e 1º de janeiro, com destaque para o entorno da Arena Daniela Mercury, na Praça Cairu, onde ocorrem os shows para celebrar a chegada de 2017. A operação se dará através de abordagens a condutores, apreensões e aplicação de multa no valor de R$ 2.934,70 para quem for flagrado com teor alcoólico acima de 0,34 miligramas de álcool por litro de sangue, o que é considerado crime de trânsito.


A equipe destacada para a Lei Seca está inserida nos cerca de 80 agentes disponibilizados para cada noite da operação montada para o Réveillon. Além disso, serão utilizadas 35 viaturas, seis motoviaturas, 10 reboques, 450 cones e 112 prismas de concreto nas principais vias de acesso à festa. O efetivo participará de ações como fiscalização nos estacionamentos e barreiras, além de controle de tráfego, não se restringindo apenas à região da festa, mas a toda Salvador.


Balanço - No Réveillon passado, o órgão abordou, até o dia 1º de janeiro de 2016, 366 motoristas, sendo 70 notificados por recusa ao teste do bafômetro; cinco por expelir até 0,29 miligrama de álcool por litro de ar, após soprar o bafômetro; e um cometeu crime de trânsito por expelir quantidade maior que 0,30 miligrama de álcool por litro de ar, sendo conduzido imediatamente à delegacia. Dezenove veículos foram removidos ao pátio da Transalvador e 49 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) foram recolhidas.


De 2013 a 2016, a Transalvador notificou, no total, 17.572 condutores por dirigir sob efeito de bebida alcoólica. A marca supera em 330% os quatro anos anteriores, quando 5.313 notificações foram emitidas pela mesma razão. O índice de notificações também foi alto se for considerado apenas o ano de 2016, com mais de quatro mil condutores notificados nas blitzen de Lei Seca realizadas pela autarquia. Desses, 17 cometeram crime de trânsito por embriaguez ao volante. Até o momento, foram realizadas 30.609 abordagens em ações diárias, que resultaram em 1.578 veículos removidos e 3.921 habilitações recolhidas.


"Desde 2013, as blitzen de alcoolemia ocorrem diariamente, e no Réveillon não será diferente. A operação segue o mesmo modelo que vem sendo aplicado com êxito desde 2013. Os agentes buscam solucionar problemas com engarrafamentos e permitir mais facilidade no acesso à festa. Teremos um grande estacionamento na região do Terminal da França, com vagas para 1,2 mil veículos, em espaços regulamentadas por Zona Azul. Assim também ocorre na Avenida Contorno, nas proximidades do Museu de Arte Moderna (MAM), neste caso com permissão de estacionamento em ambos os lados da rua. Portanto, quem optar por passar o Réveillon no Comércio terá o acesso facilitado, com tudo pensado para garantir o conforto e a segurança de quem vai curtir a festa", detalhou o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Müller.