Paripe.net

Orquestra Sinfônica da Bahia apresenta o concerto Madeiras da Osba em Plataforma

Imagem Responsiva
Imagem Responsiva
Imagem Responsiva


Orquestra Sinfônica da Bahia apresenta o concerto Madeiras da Osba em Plataforma
Foto: Isabel Gouvea

A música erudita vai ser a grande atração do Subúrbio Ferroviário de Salvador no início de julho, com uma apresentação da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), no próximo dia 1º de julho, sexta-feira, no Centro Cultural Plataforma (Praça São Braz, s/nº, Plataforma), às 18h. O concerto “Madeiras da OSBA” terá regência do maestro e pianista Eduardo Torres, e o programa reservado ao público pelo naipe das madeiras da orquestra vai destacar três importantes compositores europeus dos séculos XVII e XVIII: os franceses Vincent d’Indy (1851-1931), com a peça Chansons et Dances, e  Charles Gounod (1818-1893),  com Petite Symphonie, e ainda o austríacoWolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), com a Serenata em dó menor K. 388/384ª. A entrada é gratuita.


A OSBA é um corpo artístico do Teatro Castro Alves mantido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). Seu atual curador artístico e regente titular é o maestro Carlos Prazeres. Criada em 1982, a OSBA consolidou-se, ao longo das últimas três décadas, como um dos mais conceituados conjuntos sinfônicos brasileiros. Na sua vasta trajetória, destacam-se apresentações com grandes estrelas do canto lírico, como Luciano Pavarotti e Montserrat Caballé; companhias de dança como os balés russos Kirov e Bolshoi, e o Ballet da Cidade de Nova Iorque. 


Maestros e instrumentistas de nível internacional têm se apresentado com a OSBA, a exemplo de Isaac Karabtchevsky, José Collado, Osvaldo Colarusso, Jacques Morelenbaum, Arthur Moreira Lima, Nelson Freire, Maria João Pires, Cristina Ortiz, Ray Lema, Valentina Lisitsa, Gil Shaham e Hélène Grimaud.


Serviço:

O quê: Orquestra Sinfônica da Bahia - Concerto "Madeiras da OSBA"
Regência: Eduardo Torres
Onde: Centro Cultural Plataforma – Praça São Braz, s/n, Plataforma.
Quando: 1º de julho (sexta-feira)
Horário: 18h
Quanto: Gratuita