Paripe.net

Parceria entre Parque Social e Instituto Coca-Cola capacita jovens e adolescentes

Imagem Responsiva
Imagem Responsiva
Imagem Responsiva


O Parque Social, em parceria com o Instituto Coca-Cola Brasil, está com inscrições abertas, até o dia 31 de março, para o curso gratuito Coletivo Coca-Cola. A capacitação gratuita é direcionada a jovens de 16 a 25 anos, com renda mensal familiar de até dois salários mínimos e que tenham concluído, ou estejam cursando o ensino médio. Para se inscrever é necessário cadastrar o mesmo WhatsApp em que for fazer as aulas, através do link https://bit.ly/CursoInstitutoCoca-Cola42 .

A capacitação visa facilitar o entendimento do mercado de trabalho, sobre como pleitear uma vaga, além de fornecer dicas atualizadas sobre como montar um currículo, proceder numa entrevista e até mesmo sobre organização e planejamento financeiro. "O início do ano vem cheio de planos e metas a cumprir e uma delas é a conquista de um emprego. Esse é o momento ideal para se inscrever no coletivo e começar o ano com tudo," comenta a diretora executiva do Instituto Coca-Cola Brasil, Daniela Redondo.

Além de on-line e gratuito, o curso tem rápida duração, via WhatsApp, estando disponível para todo o território nacional. São, ao todo, 11 videoaulas, que podem ser 'maratonadas', bastando o acesso a uma conexão de internet para conseguir receber os vídeos. Concluída a capacitação o jovem irá receber o certificado de conclusão, para adicionar ao currículo e poder se cadastrar em uma comunidade de vagas exclusivas, de mais de 400 empregadores parceiros.

De acordo com Sandra Paranhos, diretora geral do Parque Social, o curso é oferecido desde 2015 e oportuniza aos jovens dar o pontapé inicial na própria formação profissional, agregando conhecimentos que permitam a escolha de carreira pessoal. "A capacitação possibilita que os jovens realizem a construção de um currículo e façam um planejamento financeiro, além de incentivar o cadastro em sites de empregos, incluindo um banco de vagas para jovens integrantes do programa", explicou.

Ela lembra que, ao final do curso, aqueles que se cadastraram no banco de vagas do programa poderão se candidatar aos processos seletivos de uma rede de parceiros empregadores. "Apesar de não haver nenhuma promessa ou garantia de emprego, o programa colabora na preparação do participante para processos seletivos e dissemina a oportunidades em diferentes empresas", completou.

Os participantes têm até quatro semanas para assistir às videoaulas e fazer as atividades práticas. Ao final do curso, recebem um certificado e acesso gratuito para se cadastrar numa comunidade de vagas exclusiva, com oportunidades de emprego em mais de 200 empresas.

Impacto – A iniciativa faz parte da Plataforma Coletivo Jovem, que tem como foco a empregabilidade de jovens de 16 a 25 anos, em situação de vulnerabilidade social. Desde o início de sua implementação, em 2009, a plataforma, nos formatos presencial e on-line, já impactou mais de 300 mil jovens em comunidades brasileiras, espalhadas por todo o país, chegando a 1.857 municípios. Do total de beneficiados, mais de 80 mil tiveram acesso ao mercado de trabalho.

Empregabilidade – Num contexto em que o desemprego afeta principalmente os mais jovens, o Coletivo Online se constitui numa parceria entre o Parque Social e o Instituto Coca-Cola, com foco na empregabilidade de um público composto, majoritariamente, por afrodescendentes e mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica em Salvador. A formação profissional e o cadastro no site Vagas.com aumentam suas chances de serem contratados por uma das mais de 400 empresas parceiras.