Paripe.net

Parque São Bartolomeu recebe primeira Virada Sustentável

Imagem Responsiva
Imagem Responsiva
Imagem Responsiva


Parque São Bartolomeu recebe primeira Virada Sustentável
Foto: Reprodução 

Parques de Salvador serão palco da primeira Virada Sustentável Salvador, que acontece entre os dias 25 e 27 de novembro, com programação gratuita para a população. Jardim Botânico, Parque Costa Azul, Parque da Cidade, Parque de Pituaçu e Parque São Bartolomeu serão os pontos principais na capital baiana que receberão a extensa programação do evento, uma realização do Instituto Fábrica de Florestas, em parceria com a Virada Sustentável. O evento é apresentado pelo Governo do Estado, via FazCultura.


Com a participação de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, setor privado, escolas e universidades, além de coletivos de cultura e movimentos sociais, a Virada Sustentável é um grande festival de mobilização e educação para a sustentabilidade. Na programação, estão previstos shows musicais, apresentações teatrais, instalações, exposições, literatura, ações sociais, além de debates e oficinas, todos em torno do tema Sustentabilidade.


Ações


Fiel ao que apresentará em toda sua programação, a Virada Sustentável também tomará atitudes que visam diminuir o impacto ambiental, como a coleta de lixo eletrônico, vidro e óleo nos locais das atrações e coleta seletiva e gestão de resíduos em parceria com cooperativas. A produção aproveitará a primeira edição do evento, ainda, para fazer um mapeamento de acessibilidade e necessidades especiais para pessoas com deficiência e mapear e estimular o uso de transporte público, compartilhado e alternativo (bicicleta e a pé). Até mesmo os banners do material de comunicação (placas e totens espalhados pela cidade e locais do evento) serão transformados em sacolas ou reutilizados.


"A Virada Sustentável é um festival que procura inspirar o público para uma nova visão de mundo, mais inteligente e sustentável, a partir de uma abordagem positiva e atraente, usando a arte, o lúdico, como ferramentas principais. Realizar uma edição em Salvador sempre foi um sonho para nós", explica André Palhano, da Virada Sustentável.