Paripe.net

Pescadores e Marisqueiras do subúrbio são atendidos pela DPU

Imagem Responsiva
Imagem Responsiva


Pescadores e Marisqueiras do subúrbio são atendidos pela DPU
Foto: DPU

A Defensoria Pública da União (DPU) na Bahia prestou orientação jurídica aos membros da Associação de Pescadores e Marisqueiras do Espaço Quilombo, localizada em São Tomé de Paripe, subúrbio de Salvador, nessa quarta-feira (30). A ação foi motivada após visita da equipe da DPU ao local no último dia 17, oportunidade em que foram identificados dúvidas e problemas na área previdenciária.


Na ocasião, cerca de 20 pessoas foram atendidas, a maioria com demandas de auxílio –doença e seguro-defesa, benefício previdenciário concedido durante o período de proibição da pesca. Segundo o defensor público federal Vladimir Correia, que coordenou a ação, muitos pescadores também relataram problemas de cadastramento no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).


“Foi importante vir até aqui, pois a população é excluída, não só por falta de instrução ou questões econômicas, mas também pela distância. Paripe é uma região muito afastada do centro de Salvador e vir até aqui possibilitou levar a essas pessoas não só o conhecimento acerca da própria DPU, da importância e da função da instituição, mas também dos direitos que elas possuem”, afirmou Correia, que teve o apoio das servidoras Carlene Barbosa, Isabela Rebouças e Adriana Oliveira.


Segundo o defensor, a equipe pretende retornar ao local para atender mais associados e fornecer informações sobre andamento processual.