Paripe.net

Pesquisador da Católica Lisbon defende dissertação sobre PPP do Hospital do Subúrbio

Imagem Responsiva


Pesquisador da Católica Lisbon defende dissertação sobre PPP do Hospital do Subúrbio
Foto: Reprodução

O pesquisador Jorge Emanuel Serra Rosas defendeu recentemente sua dissertação sobre a concessão administrativa do Hospital do Subúrbio como requisito para obtenção do título de Mestre em Administração de Empresas junto à Católica Lisbon School of Business & Economics, vinculada à Universidade Católica Portuguesa.


A parceria público-privada (PPP) do Hospital do Subúrbio foi celebrada pelo Estado da Bahia em 2010. Trata-se da primeira concessão administrativa no setor de saúde no Brasil e é entendida como um caso de sucesso no país.


A Católica Lisbon, que vem se dedicando às PPPs há vários anos, tendo inclusive constituído um centro de pesquisa sobre o tema (Observatório Parcerias Público-Privadas), tem sinalizado crescente interesse sobre as PPPs no Brasil.


Como principal conclusão da pesquisa a respeito do Hospital do Subúrbio, cabe destacar a afirmação de que os indicadores de desempenho do contrato apresentam resultados positivos, o que reforça a existente percepção de sucesso do projeto. Entretanto, houve subdimensionamento da demanda e a taxa de mortalidade do equipamento é maior que a estimada, de acordo com as conclusões do pesquisador.