Paripe.net

Prefeitura-Bairro Subúrbio já realizou biometria de 1.650 eleitores

Imagem Responsiva


Prefeitura-Bairro Subúrbio já realizou biometria de 1.650 eleitores
Foto: Reprodução

A Prefeitura-Bairro Subúrbio/Ilhas, localizada na Rua Pará, 22, em Paripe, já realizou o cadastramento biométrico de 1.650 eleitores desde a inauguração do posto, ocorrido na última sexta-feira (5). A ação é resultado de convênio entre a Prefeitura e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), que visa cadastrar todas as pessoas com direito a voto das chamadas 4ª e 5ª Zonas Eleitorais, que possuem 91 mil e 87 mil eleitores, respectivamente.
 

No posto do Subúrbio/Ilhas, estão disponíveis 10 guichês que farão o procedimento até o dia 31 de janeiro de 2018, prazo máximo para o cadastramento. Segundo o subprefeito da unidade administrativa descentralizada, Sosthenes Macedo, é importante que a população antecipe o quanto antes a ação.
 

“É importante que todos se programem e não deixe para o último momento, evitando filas desnecessárias. O procedimento é rápido e prático. O não-cadastramento no sistema pode levar algumas implicações, como não conseguir prestar um concurso público”, alertou Macedo.
 

A Prefeitura Bairro do Subúrbio faz atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.  Até o mês de junho, o sistema deve ser implementado nas demais sedes das Prefeituras-Bairro, localizadas nas regiões do Centro/Brotas, Cajazeiras, Itapuã/Ipitanga, Ribeira, Barra/Rio Vermelho, Cabula/Tancredo Neves, Pau da Lima, Liberdade/São Caetano e Valéria.
 

O primeiro passo da biometria é a coleta de digitais. Depois são realizados o registro fotográfico, a assinatura digital, a revisão dos dados cadastrais e, por fim, os eleitores ganham um novo título na hora. Sem esse novo documento, o título eleitoral é cancelado, exceto para quem tem deficiência ou não tenha como arcar com custos para fazer o cadastro.