Paripe.net

Prefeitura entrega geomanta na Boa Vista do Lobato nesta quarta-feira (5)

Imagem Responsiva


Mais uma localidade em Salvador ganha proteção de encosta com geomanta, desta vez na 1ª Travessa João Rodrigues Mendes, em Boa Vista do Lobato, no Subúrbio Ferroviário. A cerimônia de entrega acontece nesta quarta-feira (5), na Rua Marciano Porcino (esquina com a travessa, próximo ao Centro Educacional Caridade e ao Supermercado Econômico), às 9h, com as presenças do prefeito ACM Neto e do diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sósthenes Macedo, além de outras autoridades.

Com cerca de 1 mil m², a aplicação da geomanta contou com investimento de R$150 mil e vai proporcionar mais segurança, conforto e alívio para dezenas de famílias da comunidade, principalmente no período chuvoso. Em dois anos, já são 113 áreas de risco, em um total de 77,4 mil m², que passaram a contar com a técnica inovadora de cobertura de encosta. Para este montante, foram investidos aproximadamente R$ 12 milhões pela administração municipal, com recursos próprios.

O processo de instalação do material começa com limpeza e remoção de materiais como vegetação, lixo, restos de obra e revestimento solto. Em seguida, é feita a aplicação do material formado por um composto de PVC e geotêxtil, com posterior revestimento com argamassa de concreto que impede a perfuração e pintura antifungos. A fase de acabamento engloba instalação de calhas, cerca de proteção e reconstituição da drenagem.