Paripe.net

Prefeitura inicia 6ª turma do curso gratuito de Montador de Sistemas Fotovoltaicos

Imagem Responsiva


A Prefeitura de Salvador iniciou, na tarde da segunda-feira (20), mais uma turma do curso gratuito de Montador de Sistemas Fotovoltaicos, uma área promissora de instalação e manutenção de sistemas a base de energia solar. A iniciativa é fruto da parceria entre as secretarias municipais de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), juntamente com a Associação Baiana de Energia Solar Fotovoltaica da Bahia (ABS).
 
As aulas serão realizadas até 20 de junho, na sede do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), no bairro do Comércio, totalizando uma carga horária de 120 horas. O curso faz parte do programa Treinar para Empregar, desenvolvido pela Semdec.
 
"Esse curso é o xodó do nosso Treinar para Empregar, nosso programa com o maior índice de empregabilidade. O mercado de energia fotovoltaica é muito promissor e tem crescido significativamente. No Treinar para Empregar, oferecemos programas e cursos focados em atividades com alta empregabilidade", declarou Mila Paes.
 
A gestora destacou que o mercado de energia solar tem se aquecido muito nos últimos anos e, atenta a esse cenário, Salvador possui um programa de fomento e incentivo para a implantação de energia solar. "Sempre que abrimos novas turmas, temos uma grande demanda de pessoas interessadas. Geralmente, quem termina o curso se insere rapidamente no mercado de trabalho. Para nós, é uma alegria iniciar mais uma turma. Esse programa tem um modelo operacional muito interessante, pois conta com nossa parceria com a Associação Baiana das Empresas de Energia Solar, o que fortalece ainda mais nossa conexão com as empresas do setor", completou a titular da Semdec.
 
Profissionais qualificados – O secretário da Secis, Ivan Euler ressaltou a importância da ação, mencionando que 89% das pessoas capacitadas nos cursos anteriores já estão trabalhando. "A Prefeitura identificou que o mercado precisava de profissionais capacitados nesse segmento, com empresas oferecendo vagas e pessoas buscando capacitação. Então, oferecemos esse curso gratuito que é extremamente enriquecedor, que capacita de forma diferenciada e quem participa percebe essa diferença. O curso não foca apenas em energia solar, mas também em segurança, capacitando os participantes em segurança do trabalho. Tenho certeza de que todos os formados nesse curso entrarão no mercado de trabalho", avaliou.
 
O presidente da Associação Baiana de Energia Solar Fotovoltaica (ABS), Marcos Rêgo, mencionou a importância da formação de profissionais qualificados para o setor. "É muito gratificante sair daqui com a sensação de que a turma está feliz e otimista com a possibilidade de ingressar no nosso mercado fotovoltaico. A Bahia e Salvador merecem profissionais de qualidade, prontos para compor quadros de excelência em nossas empresas sociais. A Bahia é hoje referência e um expoente em energia solar fotovoltaica", afirmou.
 
Conhecimento – Durante a aula inaugural, dois alunos compartilharam as expectativas e motivações para participar da atividade. O eletrotécnico Sérgio Ricardo Anunciação de Jesus, de 48 anos, revelou que se inscreveu na capacitação para ampliar o conhecimento e, assim, buscar uma melhor oportunidade de emprego.
 
"Estou desempregado há quatro meses e acredito que esse curso aumentará minhas chances de empregabilidade. Acredito que a área de instalação de placas fotovoltaicas é promissora, pois a energia sustentável é muito importante. Nossa condição climática requer uma energia mais limpa, e a energia fotovoltaica é a mais limpa", disse.
 
Já a contadora Petrusca Araújo, de 50 anos, citou a relevância do conhecimento para empreender e competir no mercado. "Esse curso é importante para nosso conhecimento pessoal, pois nos permite oferecer empregos ao abrir uma empresa. Nada melhor do que conhecer o assunto para saber como lidar com os funcionários e colegas de trabalho. Além disso, ter esse conhecimento é uma vantagem na hora de concorrer a oportunidades de trabalho. Estou muito feliz com a iniciativa da Prefeitura de Salvador em oferecer essa capacitação, que beneficia imensamente o mercado e a economia da cidade", opinou.
 
Inscrições – Mais de 200 alunos já foram certificados, sendo mais de 30% mulheres. Além desta no Comércio, com 27 alunos, duas outras turmas estão em andamento no Senai, com 50 alunos matriculados. A Prefeitura de Salvador deverá oferecer mais quatro turmas, com previsão de início a partir de junho. Os interessados podem acessar o site https://treinarparaempregar.salvador.ba.gov.br  para outras informações.