Paripe.net

Prefeitura inicia reforma de imóveis no Alto da Terezinha

Imagem Responsiva
Imagem Responsiva
Imagem Responsiva


Prefeitura inicia reforma de imóveis no Alto da Terezinha
Foto: Valter Pontes

O clima de sonho realizado tomou conta dos moradores do Alto da Terezinha na noite desta quarta-feira (9), durante cerimônia de assinatura da ordem de serviço pelo prefeito ACM Neto para início imediato das obras de reforma em 208 casas em situação precária, dentro do Morar Melhor e das realizações comemorativas no mês de aniversário da primeira capital do Brasil. O bairro, situado no Subúrbio Ferroviário, é o 17º beneficiado pelo programa, coordenado pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec).


"Vamos entregar ou iniciar, até o final de abril, para comemorar o aniversário de 467 anos de Salvador, mais de 110 obras ou ações. E o Morar Melhor está dentro dessa programação. Num momento de crise, em que as pessoas não têm dinheiro para reformar seus imóveis, esse programa se torna ainda mais fundamental para a cidade, porque atinge diretamente o coração dos moradores. Estamos fazendo todo esforço para isso", discursou ACM Neto. 


Nas comemorações pelo aniversário da cidade, o Morar Melhor vai chegar ainda a outras localidades, a exemplo do IAPI, Calabetão, Saramandaia,Fazenda Coutos, Mangueira, Massaranduba, Uruguai, Rio Sena, Plataforma, Coutos, Santa Cruz, Nordeste de Amaralina e Engomadeira. O programa tem como intuito promover reforma em residências de diversas localidades de Salvador, seguindo critérios estabelecidos a partir de dados do IBGE. O morador pode escolher uma das melhorias oferecidas, sendo elas pintura e reboco, telhado, louças sanitárias (pia e vaso) e esquadrias (portas e janelas), com limite de até R$5 mil por residência.
 

O cadastro dos imóveis é feito pela Semps e a execução das obras conta com a supervisão da Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Salvador (Sucop), vinculada à Sindec. Estão excluídos do programa os imóveis em situação de risco cadastrados pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), que terão outra destinação pela Prefeitura.
 

Desde outubro de 2015, o programa já iniciou obras em 4.362 casas. Além de Alto da Terezinha, já foram beneficiados os bairros de Nova Constituinte, Bairro da Paz, Liberdade, Calabar, Novo Marotinho, Sussuarana, Luiz Anselmo, Boca do Rio, Pernambués, Dom Avelar, Bom Juá, Cosme de Farias, Vila Canária, Arraial do Retiro, São Caetano e Itapuã.