Paripe.net

Programa permite troca de recicláveis por descontos no Subúrbio

Imagem Responsiva
Imagem Responsiva
Imagem Responsiva
Imagem Responsiva


Um programa que incentiva hábitos de separação de resíduos recicláveis vem trazendo benefícios para Salvador. A iniciativa, que conta com parceria da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), apoio da marca Viva Schin e startup SOLOS, tem como objetivo estimular o cidadão a praticar hábitos da coleta seletiva.

Através de um sistema de pontuação, o participante acumula pontos, de acordo ao volume e o tipo de resíduo entregue, e pode trocá-los por diversos benefícios, como gratuidade em cursos profissionalizantes e descontos em exames médicos. A medida facilita o acesso a serviços e produtos, promovendo também o desenvolvimento da economia local.

A ação faz parte do programa SO+MA Vantagens, que já é realizado nas cidades de São Paulo e Curitiba. “Essa é uma iniciativa que, além de proporcionar benefícios para a cidade de ordem ambiental e econômica, porque permite que o cidadão troque materiais recicláveis por bonificação como moeda de engajamento no comércio local, também tem cunho social, uma vez que cria novos hábitos e um ambiente empreendedor nas comunidades de baixa renda”, destaca o titular da Secis, André Fraga.

Sustentabilidade – Desde a implantação, o programa vem trazendo impactos positivos para o meio ambiente. O trabalho da Casa SO+MA, por exemplo, já evitou o desmatamento de mais de 120 árvores.

Além disso, já foram economizados algo em torno de de 31mil KWh de energia – suficiente para abastecer 3,6 mil residências por um dia – e de aproximadamente 122,7 mil litros de água, montante que daria para atender 600 casas. Cerca de 450 mil litros de água deixaram de ser contaminados e 69 mil kg de emissão de gases do efeito estufa já foram evitados.

“O programa tem se destacado como a iniciativa mais efetiva para destinação correta dos resíduos, tendo a participação de 800 famílias e recebimento de mais de 17 toneladas ao longo de quatro meses de operação em Periperi e dois meses em Paripe”, afirma Saville Alves, co-fundadora da SOLOS, startup responsável pela operação do programa.

Coleta – Os benefícios do SO+MA Vantagens podem ser requeridos na própria Casa SO+MA. As unidades estão localizadas na Praça da Revolução, em Periperi, e em frente à Praça João Martins, na rua Chile, em Paripe, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Os materiais entregues pela população nessas unidades são coletados semanalmente pela Cooperativa dos Agentes Ecológicos do Paraguary (Cooperguary) e encaminhados para a sede da entidade. Não são aceitos baterias, lâmpadas, medicamentos, embalagens metalizadas, isopor e nem resíduo orgânico.