Paripe.net

Projeto Karatê do Saber do Rio Sena recebem Medalha Mérito Desportivo Militar

Imagem Responsiva
Imagem Responsiva
Imagem Responsiva


Projeto Karatê do Saber do Rio Sena recebem Medalha Mérito Desportivo Militar
Foto: Jorge Cardoso | Ascom Ministério da Defesa

Os soldados da Polícia Militar da Bahia, Roberto Costa e José Modesto, foram agraciados nesta sexta-feira (27) com a Medalha Mérito Desportivo Militar do Ministério da Defesa. Os dois são instrutores do ‘Projeto Karatê do Saber - Guerreiros do Rio Sena’, iniciativa da PM, que oferece prática esportiva a crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade social.  


A entrega das comendas aconteceu, no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (DF), em cerimônia presidida pelo ministro da Defesa, Jaques Wagner. Na ocasião, ele citou outra iniciativa desenvolvida para beneficiar o universo juvenil - o Programa Forças no Esporte (Profesp). Entre os agraciados de hoje também temos representantes do Profesp. O programa oferece treinamento e atividades esportivas a 15 mil crianças e jovens, em 25 unidades da federação, em aproximadamente 144 núcleos”, afirmou o ministro.


De acordo com ele, nos próximos quatro anos, o Profesp deve duplicar a quantidade de beneficiados. “Iniciativas como essa contribuem tanto para o esporte nacional quanto para a inclusão social de meninos e meninas ao oferecerem treinamento, apoio e oportunidade de superação”.


Pacto pela Vida


A medalha foi concedida a 136 personalidades civis e militares. A comenda é entregue, desde 2006, a atletas e autoridades que tenham prestado relevantes serviços ao desporto brasileiro. Sobre o projeto em que trabalha, o soldado José Modesto disse que o ‘Karatê do Saber’ é oferecido gratuitamente e tem 160 alunos, os quais frequentam as aulas nas terças e quintas-feiras. 


Já o soldado Roberto Costa explicou que o projeto é desenvolvido, por meio do programa estadual ‘Pacto pela Vida’, com o objetivo de afastar crianças e jovens do risco da prática de atos infracionais e aproximar a sociedade da Polícia Comunitária, em Salvador. Criado há pouco mais de dois anos, o ‘Karatê do Saber’ já tem uma campeã pan-americana, a estudante Riquele Tancredo Santos. “Nós acompanhamos o rendimento do aluno na escola, e uma das obrigatoriedades para que participe do programa, é estar matriculado em uma instituição de ensino”. 

Informações Secom