Paripe.net

Projeto Karatê do Saber do Rio Sena recebem Medalha Mérito Desportivo Militar

Imagem Responsiva


Projeto Karatê do Saber do Rio Sena recebem Medalha Mérito Desportivo Militar
Foto: Jorge Cardoso | Ascom Ministério da Defesa

Os soldados da Polícia Militar da Bahia, Roberto Costa e José Modesto, foram agraciados nesta sexta-feira (27) com a Medalha Mérito Desportivo Militar do Ministério da Defesa. Os dois são instrutores do ‘Projeto Karatê do Saber - Guerreiros do Rio Sena’, iniciativa da PM, que oferece prática esportiva a crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade social.  


A entrega das comendas aconteceu, no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (DF), em cerimônia presidida pelo ministro da Defesa, Jaques Wagner. Na ocasião, ele citou outra iniciativa desenvolvida para beneficiar o universo juvenil - o Programa Forças no Esporte (Profesp). Entre os agraciados de hoje também temos representantes do Profesp. O programa oferece treinamento e atividades esportivas a 15 mil crianças e jovens, em 25 unidades da federação, em aproximadamente 144 núcleos”, afirmou o ministro.


De acordo com ele, nos próximos quatro anos, o Profesp deve duplicar a quantidade de beneficiados. “Iniciativas como essa contribuem tanto para o esporte nacional quanto para a inclusão social de meninos e meninas ao oferecerem treinamento, apoio e oportunidade de superação”.


Pacto pela Vida


A medalha foi concedida a 136 personalidades civis e militares. A comenda é entregue, desde 2006, a atletas e autoridades que tenham prestado relevantes serviços ao desporto brasileiro. Sobre o projeto em que trabalha, o soldado José Modesto disse que o ‘Karatê do Saber’ é oferecido gratuitamente e tem 160 alunos, os quais frequentam as aulas nas terças e quintas-feiras. 


Já o soldado Roberto Costa explicou que o projeto é desenvolvido, por meio do programa estadual ‘Pacto pela Vida’, com o objetivo de afastar crianças e jovens do risco da prática de atos infracionais e aproximar a sociedade da Polícia Comunitária, em Salvador. Criado há pouco mais de dois anos, o ‘Karatê do Saber’ já tem uma campeã pan-americana, a estudante Riquele Tancredo Santos. “Nós acompanhamos o rendimento do aluno na escola, e uma das obrigatoriedades para que participe do programa, é estar matriculado em uma instituição de ensino”. 

Informações Secom