Paripe.net

Projeto oferece videoaulas gratuitas sobre o Enem para estudantes de escolas públicas



Contribuir com a preparação dos estudantes do Ensino Médio, especialmente de escolas públicas, que ficaram sem aula devido a pandemia da Covid-19 para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esse é objetivo do projeto Transforma Enem para todos, promovido pela Unijorge. A ação disponibiliza gratuitamente videoaulas das disciplinas de Física, Química, Matemática, Filosofia, História, Biologia, Linguagem e Redação, feitos por professores da Unijorge dos cursos de Letras, História, Ciências Biológicas e Engenharias. 

As videoaulas seguem o modelo de prova do Enem, com explanação do assunto e resolução de questões. Entre os conteúdos abordados estão questões sobre Energia Mecânica, Calor e Temperatura, Função Quadrática, Logaritmo, Compostos Orgânicos, Revoltas coloniais no Brasil, Revolução constitucionalista de 32, entre outros. Ao todo, são 65 vídeos produzidos e que já estão disponíveis no site transformauj.com.br/transformaenem.

Segundo a coordenadora dos cursos de licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas da Unijorge, Camila Pigozzo, o projeto Transforma Enem para todos destaca o compromisso da Unijorge com a educação não apenas com seus alunos, mas como um todo, "uma vez que oferece mais uma ferramenta para os estudantes aumentarem suas chances de se tornarem um aluno do ensino superior".

"Nosso objetivo é auxiliar alunos especialmente da rede pública de ensino que neste momento ainda estão sem aulas e na iminência de fazer o Enem sem o devido preparo", afirma professora da Unijorge Luciana Onety, que leciona as disciplinas História Moderna, Medieval, das Civilizações Antigas e de Metodologia, e que também participa das videoaulas.

"Os vídeos trazem, de forma rápida e clara, os conteúdos que mais são abordados nas provas do Enem dos últimos anos, com uma breve revisão seguida de discussões de questões", explica Thiago Fontes, professor das disciplinas de Mecânica dos Fluidos, Química Geral, Química Orgânica e Química Inorgânica. Para o professor de Filosofia, Sociologia e Produção de Textos Acadêmicos da Unijorge, Eduardo Silva Reis, "pensando através das perspectivas filosóficas o projeto é um meio, uma espécie de espaço que se entra para se potencializar, para ser mais do que já somos".