Paripe.net

São Tomé de Paripe receberá campanha “O mar não está para plástico”

Imagem Responsiva


Para marcar o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, será realizada neste sábado (18), às 8h, em São Tomé de Paripe, a ação de coleta de lixo da campanha “O mar não está para plástico”, idealizada pela ONG Rede Viva Mar Vivo e que tem o apoio da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema).

Em frente ao Cerimonial Villa do Mar, ponto de encontro da campanha, serão montados toldos com infraestrutura para suporte aos voluntários, com água e equipamentos para a coleta (luvas, coletes e baldes). Serão seguidos todos os protocolos de saúde, limpeza, higiene e segurança para prevenção ao novo coronavírus. Os participantes devem levar garrafa ou caneca para beber água.

Os guardiões da praia, como são chamados os voluntários cadastrados para a campanha, participaram de uma capacitação no dia 11 de setembro. Os interessados em se voluntariar para a ação devem se inscrever, preenchendo o formulário online ou indo diretamente ao local.

A campanha visa sensibilizar os diversos atores que frequentam as praias, seja para lazer, prática esportiva ou atividade comercial, sobre a responsabilidade individual e coletiva com o correto descarte do lixo produzido.

Uma das principais preocupações é o microlixo, pois mesmo com a coleta dos resíduos sólidos efetuada pelo poder público, fragmentos de plástico e lixos difíceis de serem coletados, como bituca de cigarro, palitos de picolé e sacolas plásticas, vão direto para os oceanos, causando um imenso dano ao ecossistema marinho.

A ação tem parceria da Marinha do Brasil, Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia (ACEB) e Mahalo.