Paripe.net

SineBahia oferece cursos e palestras para surdos

Imagem Responsiva
Imagem Responsiva
Imagem Responsiva


SineBahia oferece cursos e palestras para surdos
Foto: Reprodução

Candidatos com surdez terão oportunidade de qualificação. O Serviço de Intermediação para o Serviço (SineBahia), vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre), oferece de julho a setembro desta ano palestras sobre Orientação para o Trabalho e Cursos de Língua Portuguesa e Informática, na Unidade Central, localizada na Avenida ACM, 3359 Condomínio Torres do Iguatemi. As inscrições estão abertas no local das aulas e na unidade Capaz, localizada no SAC Shopping Barra, exclusiva para PCD. 


Os interessados devem inscrever-se previamente, apresentando carteira de trabalho, RG e CPF. A iniciativa faz parte das ações de inclusão voltada para Pessoas Com deficiência (PCD), com foco na ampliação das oportunidades no mercado de trabalho. Os cursos e palestras serão realizados na SineBahia Unidade Central - Iguatemi 


De acordo com a instrutora de Língua Brasileira de Sinais (Libra), Cynira Oliveira, a iniciativa vai minimizar importantes dúvidas das pessoas que têm limitações na audição. “Queremos direcionar a atenção para as dificuldades que alguns surdos encontram com a língua portuguesa, pois, em sua maioria, estes têm a mesma como a segunda língua”. 


Desta forma, enfatiza Oliveira, “repensamos os cursos ‘Descomplicando a Língua Portuguesa’ e ‘Produção Textual’, muito procurados pelos candidatos, e adaptamos para deficientes auditivos, visando sanar as dúvidas relacionadas às normas ortográficas e às estruturas textuais. Já em relação ao curso de informática, abordaremos o pacote Office, com sua diversidade de utilização, usando textos, planilhas e apresentações em Power Point, ilustrações que vão ajudar na melhor apreensão do conhecimento”. 


Capacitação servidores


Nos dois meses acontece ainda uma capacitação em libras voltada para servidores do SineBahia e da Ouvidoria Geral do Estado (OGE). A ideia é que, cada vez mais, profissionais do atendimento no estado sejam capacitados para atender com propriedade pessoas com deficiência auditiva.