Paripe.net

Subúrbio Ferroviário é beneficiado com diversos serviços sociais e culturais

Imagem Responsiva
Imagem Responsiva


Subúrbio Ferroviário é beneficiado com diversos serviços sociais e culturais
Foto: Elton Stress | Paripe.net

Além das diversas inaugurações e assinaturas de ordem de serviço previstas para serem realizadas nesta quinta-feira (19), durante o Gabinete da Prefeitura em Ação no Subúrbio Ferroviário, os moradores da região também vão contar com uma série de serviços promovidos pelos órgãos municipais nas áreas social e cultural. As atividades gratuitas serão realizadas em seis localidades: Plataforma, Periperi, Paripe, Nova Constituinte, São Tomé de Paripe e Tubarão.


No Largo do Luso, em Plataforma, um trailer da Defesa Civil de Salvador (Codesal) vai estar presente das 9h30 às 15h para receber solicitações e consultar vistorias, além de entregar informativos sobre prevenções para o período das chuvas. Também em Plataforma, desta vez na nova praça São Brás, será realizada uma apresentação especial do trio Paraíba do Forró, dentro do projeto Boca de Brasa, desenvolvido pela Fundação Gregório de Mattos (FGM).


Na Praça João Martins, em Paripe, o Parque Social promoverá atividades voltadas para o desenvolvimento socioeconômico do local e que vão contemplar crianças, jovens, adultos e idosos da comunidade. O Núcleo de Atendimento Comunitário da ONG oferecerá orientações jurídicas, contábil e na elaboração de projetos, visando dar suporte às lideranças locais e empreendimentos sociais do bairro.


Oficina - Outras atividades oferecidas serão a Oficina de Condicionamento Físico e a Oficina de Memória, que estarão voltadas ao bem estar e reintegração social de pessoas idosas. O Parque Social também disponibilizará dois ônibus adaptados: o Coletivo Digital, com atividades focadas na capacitação digital através da elaboração de currículos, e o Coletivo Literário, que oferecerá atividades lúdicas como teatro de fantoches, contação de histórias entre outros.


Também na Praça João Martins, a Transalvador levará a Escolinha Pública Móvel de Trânsito e o posto da Ouvidoria do órgão para registrar sugestões e reclamações dos moradores da região. Agentes de trânsito, motos e viaturas também vão ser deslocadas à região para orientar o tráfego conforme necessidade.


Na Praça da Revolução, em Periperi, a partir das 8h, será realizada a II Feira Mulheres Metamorfoseando Salvador, organizada pela Superintendência de Políticas para as Mulheres (SPM) e que também faz parte da programação especial da Prefeitura pelo mês da mulher. No evento, serão disponibilizados serviços gratuitos de orientação referente aos direitos das mulheres em situação de violência doméstica e familiar e à Lei Maria da Penha, além dos serviços na área de saúde da mulher, previdência social, direito e cidadania, assistência social e oficinas de beleza e artesanato.


Dentre os parceiros está a Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), que vai oferecer à comunidade a oportunidade de fazer o cadastro no Bolsa Família, receber assistência jurídica e social dentro do projeto Ajuris Móvel, e consultar ou se inscrever em cursos do Pronatec. Também estarão presentes as equipes técnicas dos centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Especializado em Assistência Social (Creas), além da Coordenação de Segurança Alimentar (Cosan), que vão orientar os visitantes sobre as ações voltadas a promoção da cidadania.


Também acontecerá no local o projeto Ruas de Lazer, da Semps, que levará diversão para pessoas de todas as idades. Totó, pula-pula, xadrez, futebol, basquete e oficinas de pintura facial e desenho são algumas das atividades gratuitas a serem disponibilizadas ao público. A Transalvador estará presente com as mesmas ações a serem realizadas em Paripe.


Nas praças do Congo, em Nova Constituinte, e do fim de linha de Tubarão, das 9h às 16h, serão realizadas feiras de saúde promovidas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Distrito Sanitário Subúrbio Ferroviário. A população contará com serviços como aferição de pressão arterial e glicemia, orientação nutricional, acompanhamento de saúde para o Bolsa Família, atendimento odontológico com um consultório móvel, escovação e vacinação infantil, além de palestras sobre métodos contraceptivos e DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), e combate à dengue, chikungunya e raiva, dentre outras atividades. A Praça do Congo também receberá as atividades do Ruas de Lazer.


Para fechar as ações especiais, a praça situada na orla de São Tomé de Paripe receberá o Cinema na Praça, às 18h30. O projeto é desenvolvido pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), com intenção de levar grandes sucessos da sétima arte de graça para o público.