Paripe.net

Subúrbio será próximo local com nova orla

Imagem Responsiva
Imagem Responsiva


Subúrbio será próximo local com nova orla
Foto: Elton Stress | Paripe.net

Depois da Boca do Rio e da Barra, a região do Subúrbio Ferroviário será a próxima a receber as orlas de São Tomé de Paripe e Tubarão completamente requalificadas entre o final de setembro e início de outubro, dentro do projeto Orla Salvador, desenvolvido pela Prefeitura. Com investimento de R$3 milhões, as obras em São Tomé de Paripe, no trecho entre a Marinha e a antiga fábrica da Cocisa, são as mais adiantadas, com a conclusão do sistema de drenagem, assim como a recuperação da iluminação do local.

 
Neste momento, está em fase final as obras de pavimentação e de reconstrução da alvenaria, dos passeios e do pequeno muro em frente à praia, assim como os elementos de acessibilidade e a pista de skate na praça central, que se tornará um novo espaço de convivência. Em seguida, será implantado novo mobiliário urbano, lixeiras seletivas, paisagismo, parque infantil e equipamentos de ginástica.

 
Em Tubarão, são requalificados o 1,2km da orla, com investimento total de R$5 milhões. Já foram finalizadas as obras de drenagem, pavimentação e recuperação da alvenaria. Em fase de execução estão a requalificação da quadra poliesportiva e instalação da iluminação em LED, com novos postes. O local também receberá mobiliário urbano e paisagismo, elementos de acessibilidade e instalação de quiosques de coco e acarajé.

 
Piso compartilhado – Assim como na Barra, as orlas de São Tomé de Paripe e de Tubarão receberão piso intertravado, seguindo a ideia de compartilhamento de espaço entre veículos e pedestres, além de qualidade semelhante de material implantado na obra. No caso de Tubarão, como o fluxo de veículos é menor, a ideia é permitir que os veículos circulem como se estivessem em um grande calçadão, com velocidade reduzida.