Paripe.net

Transalvador lança aplicativo de celular para comunicação de ocorrências

Imagem Responsiva
Imagem Responsiva
Imagem Responsiva


Transalvador lança aplicativo de celular para comunicação de ocorrências
Foto: Valter Pontes / Agecom

A Transalvador lançou, nesta segunda-feira (11), uma ferramenta inédita para os cidadãos soteropolitanos: o aplicativo colaborativo NOA (Núcleo de Operação Assistida) Cidadão. O prefeito ACM Neto participa do lançamento, que será realizado na sede da Transalvador, nos Barris. Por meio de uma interface amigável e intuitiva disponível na tela de seus smartphones, as pessoas terão um canal seguro e imediato de comunicação para reportar problemas nas vias da cidade.
 

Após o download, disponível na Apple Store e no Google Play, o app de apenas 15 MB estará pronto para ser acionado. O usuário terá que se cadastrar, fornecendo dados básicos como nome completo, endereço, e-mail e senha. A primeira mensagem visualizada é um alerta para que não use o celular enquanto dirige.
 

Na tela principal, ícones para comunicar acidentes, semáforos com defeito, óleo na pista, estacionamento irregular, problemas com sinalização, veículos quebrados na via e outras interferências, como postes e árvores caídos, animais e buracos na via, incêndio, manifestações e pontos de alagamento. Má conduta ou ausência de guardadores de veículos também podem ser lançadas. A ocorrência pode ainda ser detalhada por tipo, com endereço, espaço para comentário e possibilidade de envio de foto.
 

O aplicativo mostra o histórico de solicitações de cada usuário, oferecendo possibilidade de registro de seu próprio acidente, ligação direta para a ouvidoria Fala Salvador, além de acesso ao Facebook e ao Twitter oficiais da Transalvador. Em caso de trote, o usuário receberá uma mensagem informando o caráter criminoso de sua ação, alertando-o para a possibilidade de ser banido do aplicativo se houver reincidência.​