Paripe.net

Verão: cuidados com o sol e a desidratação

Imagem Responsiva
Imagem Responsiva
Imagem Responsiva


Com o verão se aproximando e o calor se intensificando na Bahia, é preciso ingerir mais líquido para hidratar o corpo e evitar a desidratação, além de não descuidar do uso do protetor solar e de outros itens para se proteger do sol. Beber bastante água durante o dia e em pequenos goles é a orientação da nutricionista Janaína Meira do Plano Ambulatorial Boa Saúde do Grupo Vitalmed. “A água é muito importante, transporta os nutrientes para as células e regula a temperatura corporal. Beba água aos poucos, aos golinhos. Se fracionar a água ao longo do dia, o corpo vai absorvê-la melhor”, explicou.

Para saber quanto de água beber por dia, a nutricionista Janaína ensina a fazer um cálculo simples: “multiplique 35ml de água pelo peso corporal, por exemplo, 75kg x 35ml = 2,5 litros”. Ela também orienta a ingerir alimentos aquosos, ricos em água, como tomate, berinjela, couve-flor, espinafre, melancia, laranja, melão, pera e morango, que contribuem para a hidratação do corpo.

A desidratação é uma doença causada pela baixa concentração de sais minerais e líquidos orgânicos no corpo, podendo levar à morte. A nutricionista alerta que o problema é sério e requer cuidados, principalmente em bebês, crianças, idosos, diabéticos e cardiopatas, que perdem líquido muito rápido. “Os sintomas da desidratação são dor de cabeça, principalmente na testa ou na nuca, fadiga, dificuldade de concentração, olhos fundos, diminuição da elasticidade da pele, boca seca, queda da pressão arterial e aumento da frequência cardíaca”, informa Janaína.

Em caso de desidratação, a nutricionista diz ser necessário levar ao médico para uma avaliação mais cuidadosa e ressalta que no verão o corpo precisa ainda mais de líquido, então, vale caprichar na hidratação. O consumo de água de coco e de isotônico também é aconselhável para repor os minerais perdidos, principalmente após à prática de esporte.