Paripe.net

Via de ligação em Paripe é entregue completamente requalificada pela Prefeitura

Imagem Responsiva
Imagem Responsiva


Via de ligação em Paripe é entregue completamente requalificada pela Prefeitura
Foto: Max Haack/Agecom

A estudante Emily Santos fez questão de celebrar o aniversário de 15 anos em uma das principais vias do Subúrbio Ferroviário. Ao lado do prefeito ACM Neto, ela era um dos moradores presentes na cerimônia de entrega da nova Rua Doutor Eduardo Dotto, que liga os trechos de orla de São Tomé de Paripe e Tubarão, em Paripe, realizada nesta quinta-feira (5), em frente à antiga fábrica de cimentos Cocisa. “Este é um presente para mim”, afirmou ao prefeito ACM Neto na ocasião. 
 

A realização de um sonho foi o sentimento dos moradores que estiveram presentes na inauguração da via. “Esta ação representa um avanço que há mais de 30 anos a comunidade vem buscando. Aqui era um local de total abandono, de ponto de desova e de abandono de carros. Só temos que agradecer à Prefeitura por esse benefício para esta comunidade que é muito sofrida e foi esquecida pelos poderes municipais por muitos e muitos anos. Essa obra vai facilitar muito a vida dos moradores da região”, resumiu o conselheiro comunitário Lázaro Mascarenhas.
 

O prefeito ACM Neto relembrou a situação da via antes da obra. “Na época da requalificação das orlas de Tubarão e São Tomé de Paripe, vimos que a Eduardo Dotto não tinha condições de tráfego. Agora, depois da recuperação, ela vai gerar maior integração ao Subúrbio, facilitando o acesso às orlas e garantindo melhor mobilidade, com alternativa de deslocamento interno na região em vez de apenas seguir pela Estrada do Derba”.
 

O gestor também ressaltou o esforço da administração municipal em realizar ações no Subúrbio desde 2013. Estão sendo promovidas a requalificação das ruas Iriguaçu, Aratu e Travessa Joanita (Paripe), Monte Sião (Periperi) e da Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana); construção de creches e pré-escolas Primeiro Passo em Tubarão e Periperi; e entregas do Mercado Municipal de Periperi, praças e escolas novas, recuperadas e/ou reconstruídas, dentre outras realizações.
 

Estrutura - Com investimento de aproximadamente R$3,4 milhões em recursos próprios e obras iniciadas em março em 2015, a rua de quase dois quilômetros de extensão passou por serviços de terraplanagem e pavimentação asfáltica, com aplicação de sub-base, base e asfalto, além de microdrenagem. Também foram construídos um mirante, três pontos de parada de ônibus com baia, 2.896 m² de meio fio e 3.810 m² de passeio. A via também recebeu nova iluminação, toda em LED, semelhante às implantadas em outros trechos de orla da cidade.
 

As intervenções foram realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), por meio da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop). Além de melhorar a mobilidade dos moradores da região, a nova Doutor Eduardo Dotto também possibilitará que os cidadãos possam aproveitar melhor os trechos de orla que foram completamente requalificados pela administração municipal na região.
 

Já a partir desta segunda-feira (5), a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) vai prolongar as dez linhas que servem à localidade de Tubarão até São Tomé de Paripe. Foram colocados seis novos abrigos de ônibus e a população também poderá aproveitar a integração com as demais linhas da cidade, por meio do Bilhete Único.