No último sábado (26), o projeto Novo Mané Dendê reuniu mais uma vez os representantes da Comissão de Acompanhamento de Obras (CAO) para falar dos avanços das intervenções do projeto nas mais diversas frentes. A comissão é formada pelos moradores dos cinco bairros beneficiados e pelos técnicos do projeto.
Na pauta do encontro, estavam o avanço das obras, as avaliações das ações comunitárias realizadas e, também, foi aberto um espaço para que os membros da comissão pudessem apresentar os seus feedbacks. No evento estiveram presentes os técnicos do Programa de Educação Ambiental (PEA), que ministraram uma oficina de capacitação para orientar os membros da comissão acerca dos novos Ecopontos implantados pelo projeto.
A oficina abordou temas como a gestão de resíduos e o Ecoponto da Rua Cardeal Jean, no bairro do Alto da Terezinha, que já está em funcionamento. As educadoras ambientais explicaram os impactos positivos que o equipamento trouxe para a saúde da comunidade e do Rio Mané Dendê. Toda a atividade foi realizada por meio de dinâmicas interativas, com painéis do tempo de decomposição dos resíduos e de doenças e vetores, além de espaços que simulam um ambiente doméstico.
"É bem interessante participar das reuniões da comissão. Se a gente não souber o que está acontecendo no nosso bairro, como é que a gente vai ficar? Nós, moradores, só temos a ganhar", comemorou Iriscarla de Oliveira, 38 anos, moradora do bairro de Rio Sena.
Ao final da oficina, foram distribuídos materiais educativos como o caderno de educação ambiental produzido pelo projeto. "A ideia é que os integrantes da comissão dividam todo o conhecimento adquirido com seus familiares, vizinhos e com a sua comunidade. Faz bem para o meio ambiente, faz bem para o Rio Mané Dendê e seus afluentes", afirmou Francisco Torreão, secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra).