Paripe.net

Abertas as inscrições para o V Festival Odara de São Tomé de Paripe



De 30 de novembro a 02 dezembro acontece em São Tomé de Paripe e entorno o V Festival Odara de São Tomé de Paripe. Celebrando meia década, o V Festival se dedicará a prestigiar o protagonismo de jovens à frente de causas, trabalhos comunitários e políticas públicas na região do subúrbio.

O objetivo é promover espaços de conhecimento, debate e conexão entre essas lideranças e inspirar a autonomia de jovens de escolas públicas para a defesa de seus direitos e construção do seu futuro. Como já é de praxe, o Festival encerra na Noite Odara (02/12) com a premiação do concurso Jovem Odara, cuja inscrição abre neste sábado.

O Festival Odara de São Tomé de Paripe é um movimento artístico, educativo e político inspirado nos festivais de beleza negra, no entanto, idealizado para celebrar a Beleza Odara (a beleza que valoriza todos os potenciais - estéticos, intelectuais, comportamentais e políticos) da juventude local.

A programação integralmente gratuita é elaborada em torno de uma temática inerente aos direitos infanto juvenis, sobre a qual alunos e alunas dos colégios estaduais da região são provocados à reflexão e manifestação. A premissa é que jovens sejam realizadores, público-alvo e atração principal das rodas de conversa, oficinas e apresentações artísticas.

O destaque da edição é a abertura do evento no dia 30 de novembro, com a Conferência Juventude Política: Articulação e Vivência. Acompanhando a emergência de entender e agir sobre a pauta de Segurança Pública em Salvador, a iniciativa foi pensada para reunir jovens lideranças comunitárias que atuam na defesa das pautas como cultura, saúde, empreendedorismo, educação, moradia, mobilidade e participação social.

O objetivo é construir uma Carta das Juventudes, documento coletivo a ser entregue para autoridades, onde estarão elencadas medidas sugeridas por essa juventude para a melhoria da segurança pública no território.

Como sempre, o concurso Jovem Odara é o momento mais aguardado. É quando os alunos e alunas das escolas mobilizadas respondem à programação apresentando performances artísticas elaboradas a partir da temática do evento, neste caso “Juventude no corre: o futuro é marginal”.

Podem se inscrever pelo link da bio no instagram do CCM (@ccm.cultura) pessoas de 15 a 29 anos e as linguagens aceitas para as performances de até 03 minutos são música, poesia e dança.