Paripe.net

Arena Aquática Salvador abre inscrições com mais de 1.100 vagas

Imagem Responsiva
Imagem Responsiva


A Arena Aquática Salvador, equipamento esportivo municipal administrado pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), abre inscrições para as aulas de hidroginástica e natação. Os cadastros, que são a primeira fase do processo seletivo, podem ser feitos de desta segunda-feira (4) até a próxima quarta (6) por meio do site arenaaquatica.salvador.ba.gov.br .

Após o período de inscrições, na próxima quinta-feira (7), haverá o sorteio eletrônico que indicará os mais de 1.100 contemplados. Estes receberão um e-mail, pontuando a data em que devem comparecer e os documentos necessários para efetivar a matrícula.

"Na Arena Aquática conseguimos unir as duas missões da secretaria: aliamos o social ao esporte. Em um mesmo ambiente, reunimos pessoas de várias idades, de diferentes locais da cidade, inclusive pessoas com deficiência, e oportunizamos, de forma democrática, as inscrições e a seleção através de sorteio, podendo todos os interessados se inscrever e concorrer em igualdade de oportunidades. Assim promovemos a prática esportiva, o lazer e a inclusão social", ressaltou Junior Magalhães, secretário da Sempre.

As aulas acontecem de 6h às 18h, com duração média de 40 minutos, dois dias por semana, de segunda a sábado, com periodicidade de seis meses a um ano.

Para se inscrever, é necessário atender a alguns requisitos. Para hidroginástica, por exemplo, é necessário ter, no mínimo, 18 anos. Já para as aulas de natação, a partir dos seis anos, as crianças já podem participar. Todas as informações podem também ser conferidas no site.

Arena Aquática Salvador - Com 15 mil m² de área, a Arena Aquática Salvador abriga a piscina olímpica (50x25 metros) o equipamento utilizado no Estádio Aquático de Esportes Olímpicos, onde foram realizadas as disputas de medalhas da natação nos jogos olímpicos Rio 2016.

O investimento neste espaço foi da ordem de R$ 6,2 milhões, incluindo em sua estrutura física uma piscina semiolímpica, espaço para academia, vestiários para atletas, sala de técnicos, dentre outras. A piscina Olímpica, além de abrigar grandes eventos dos esportes aquáticos, é voltada para treinamento de equipes e atletas de alto rendimento, possibilitando assim a revelação de novos talentos para natação baiana.

Os serviços mais procurados até o momento incluem a marcação de consultas e exames (226 mil atendimentos), dispensação de medicamentos (103 mil), CadÚnico (84 mil), entrega de Cartão SUS (59 mil) e pesquisa de empregos através do Serviço de Intermediação de Mão de Obra (29 mil).

O secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, Luciano Sandes, destacou a oferta de serviços cada vez maior para a população nas dez unidades. "Mais um marco para as Prefeituras-Bairro, realizamos mais de 700 mil atendimentos em 2023, um aumento equivalente a 25,58% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram realizados 565.193 atendimentos, o que mostra que estamos avançando cada vez mais", contou.

Inaugurada em 2018, a Prefeitura-Bairro Liberdade/São Caetano tem registrado um fluxo intenso de atendimentos. O diretor da unidade, Wagner Andrade, ressaltou a importância dessa marca para a regional. "Fazendo um recorte da nossa unidade, que é uma regional bastante adensada populacionalmente falando, são 19 bairros com mais de 3.625 logradouros públicos, então somente em outubro deste ano, foram 12 mil atendimentos", disse.

Morador do bairro da Liberdade, o digitador Rockmaison José dos Santos, de 47 anos, disse estar satisfeito com os serviços oferecidos no local. "Essa é a segunda vez que venho aqui, desde a primeira vez fui muito bem atendido, foi bastante rápido o atendimento para a marcação de uma consulta", lembrou.

A aposentada Beatriz Oliveira Pereira, de 80 anos, moradora do bairro do IAPI, elogiou o atendimento, classificado por ela como "VIP". "O atendimento daqui é VIP. Às vezes, chegamos em outros lugares e somos mal atendidos. Frequento bastante aqui e não tenho o que reclamar, marquei uma porção de exames aqui e já fui atendida com gentileza", pontuou a idosa.

O diretor Wagner Andrade concluiu: "A Prefeitura-Bairro, hoje, é consolidada como um dos principais projetos da Prefeitura de Salvador, e sem sombra de dúvidas é a principal porta de entrada do cidadão para ter acesso à Prefeitura. Seguiremos aqui investindo e trabalhando para cada vez mais ampliar, e, também, qualificar o atendimento ao cidadão".