Paripe.net

Escritório Social Móvel atende moradores do Rio Sena e Ilha Amarela neste mês de outubro



Durante todo este mês de outubro, o Escritório Social Móvel, iniciativa vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), se reveza em paradas pelas ruas dos bairros Rio Sena e Ilha Amarela. A unidade leva informações e tira dúvidas dos moradores que estão na área onde está sendo realizada a obra do projeto Novo Mané Dendê (PNMD).    

Nas segundas, terças e quintas-feiras, a estrutura itinerante fica posicionada na Rua Arco do Triunfo, em Rio Sena, em frente à Associação Criança e Família. Já nas quintas-feiras, atende a comunidade na Rua da Tijuca, na entrada da Rua do Curralinho, em Ilha Amarela. O horário de funcionamento é sempre das 9h às 12h.    

O cabeleireiro e morador de Alto da Terezinha, Reginaldo Nascimento, de 27 anos, foi até a unidade e aprovou o atendimento. "Fui na van do Escritório Social falar sobre um buraco que abriu na frente da minha casa. O pessoal lá me atendeu na mesma hora, fez o registro da minha solicitação e já estão resolvendo a situação. Fui muito bem tratado pela equipe e eles estão em contato, me informando passo a passo", declarou. 

O titular da Seinfra, Luiz Carlos de Souza, descreve a importância do equipamento itinerante. "Com uma equipe multidisciplinar, o Escritório Social Móvel é uma das ações que demonstram nosso comprometimento com os moradores dos bairros do Novo Mané Dendê. Muitas famílias têm dificuldades de deslocamento e, por isso, estamos sempre presentes onde a comunidade mais precisa", destaca o secretário.    

Criado há mais de dois anos, para atender à comunidade do Subúrbio Ferroviário, inserida na poligonal de intervenção do PNMD, o Escritório Social opera com uma versão móvel, adaptado em uma van, e uma fixa, localizada na Avenida Carioca, 22, no bairro de Itacaranha. Os equipamentos contam com equipe formada por assistentes sociais, psicólogos, arquitetos, sociólogos e comunicadores, com o objetivo de acolher e orientar as famílias que serão reassentadas e beneficiadas, direta ou indiretamente, pelo projeto. atendimento, bem como mais dignidade para os cidadãos", declarou Ana Paula.  

Na localidade são oferecidas consultas médicas especializadas, vacinação, exames laboratoriais e de imagem – USG abdome, articulação, mama bilateral, próstata, tireoide, obstétrica, partes moles, pélvica; Doppler colorido de vasos; eletrocardiograma; ecocardiograma e mamografia bilateral. Além destes serviços, haverá ainda agendamentos para atendimento odontológico, raio-X e preventivo, bem como o fortalecimento da captação de pacientes para realização de cirurgias eletivas, como de vesícula, hérnia, hemorroida e histerectomia. 

Morador do bairro do Rio Sena, o aposentado Catarino Batista, de 71 anos, esteve no local em busca de atendimento médico e teceu elogios ao trabalho realizado pelas equipes de saúde. "Olha o atendimento aqui é muito bom, mas muito bom mesmo! Eu já fiz vários exames e agora vou passar pelo cardiologista. Recomendo o serviço para quem quiser e precisar", pontuou. 

Outubro Rosa – Em alusão ao Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama também estão sendo oferecidos exames clínicos das mamas para rastreio de nódulos, planejamento reprodutivo, agendamento e/ou encaminhamento para mamografias; ultrassom de mama, pélvica e transvaginal; atualização do cartão de vacina e das condicionalidades de saúde para o Bolsa Família; impressão de Cartão SUS com nome social, além de palestras sobre prevenção dos cânceres de mama e colo do útero, saúde bucal, nutrição, e atividades de higiene pessoal e beleza. 

Os indivíduos que tiverem interessados nos serviços disponibilizados pelo Saúde nos Bairros podem comparecer ao local a partir das 7h, munidos do Cartão SUS, documento de identificação com foto e guias de solicitação de exames e consultas.  

História – Iniciado no dia 14 de abril deste ano, o Programa Saúde nos Bairros completou seis meses, no último sábado (14), com quase 500 mil procedimentos realizados em 21 bairros percorridos. A ação itinerante foi reconhecida internacionalmente pelo 6º Prêmio Guangzhou como uma das 45 iniciativas exemplares de inovação urbana de todo o mundo.  

O Saúde nos Bairros já esteve no Bosque das Bromélias, Jardim das Margaridas, Tororó, Calabetão, Bom Juá, Tororó, Cajazeiras, Fazenda Coutos I, Nordeste de Amaralina, Valéria, Dom Avelar, Alto da Terezinha, Campinas de Brotas, Massaranduba, Pau Miúdo, Vale das Muriçocas, IAPI, Boca do Rio, Itapuã e Tancredo Neves e Bairro da Paz.