Paripe.net

Novo Mané Dendê institui quarta Comissão de Acompanhamento de Obras



O Projeto Novo Mané Dendê realizou, no último sábado (18), uma reunião com moradores do bairro de Rio Sena e Alto da Terezinha. O encontro aconteceu na Associação Criança e Família, no bairro de Rio Sena, e contou com a presença de mais de 50 residentes da poligonal do projeto. O objetivo do evento foi a criação da quarta Comissão de Acompanhamento de Obras (CAO). 

Atentos e ansiosos em ver de perto as obras em andamento nas proximidades de seus lares, os moradores assistiram a uma apresentação geral das obras do projeto, a exemplo do terminal de ônibus que está sendo construído na região. Em um segundo momento foi explicado aos moradores o que é a CAO e o que ela representa dentro das ações do Novo Mané Dendê.  

Os moradores selecionados para compor a CAO do Vale Central 3, que corresponde aos bairros de Rio Sena e Terezinha, foram escolhidos pelos próprios residentes dos bairros presentes à reunião. "Eu me sinto responsável por levar informação para meus vizinhos, principalmente o grupo de mulheres. Saímos do barro, da lama. Só temos que agradecer a Deus por tudo isso que está acontecendo", contou emocionada a artesã Ednalva Araújo, 53 anos, moradora do Rio Sena há mais de duas décadas e uma das escolhidas para compor a comissão.  

Além desta nova comissão do Vale Central 3, funcionam também as CAOs do Vale Central 1 e Vale Leste 6, que correspondem ao bairro de Ilha Amarela, além do Vale Leste 3, do bairro de Rio Sena, e Vale Central 2, que é formada pelos bairros de Ilha Amarela, Itacaranha e Alto da Terezinha  

"A formação da quarta Comissão de Acompanhamento de Obras só evidencia que o projeto está a todo vapor. O grupo está aí para escutar e acolher de perto toda a comunidade sobre o andamento das obras", pontua o diretor-geral da Unidade Gestora do Novo Mané Dendê, Jessé Mota. 

A CAO é formada pelos moradores e técnicos e os encontros são realizados mensalmente. Cada morador escolhido torna-se um multiplicador da informação do bairro onde mora. Esses representantes são ouvidos pelos técnicos do projeto e, também, participam das tomadas de decisões. Faz parte do trabalho a orientação, a formação, a manutenção e a sustentabilidade das áreas beneficiadas pelo projeto. 

Projeto – O Projeto Novo Mané Dendê corresponde à primeira etapa do Programa de Saneamento Ambiental e Urbanização do Subúrbio de Salvador, com intervenções nas localidades do Alto da Terezinha, Itacaranha, Ilha Amarela, Plataforma e Rio Sena. O objetivo é contribuir para o bem-estar econômico e a qualidade de vida da população da Bacia do Rio Mané Dendê nas esferas econômica, social e de saúde, através da melhoria sustentável das condições socioambientais e de urbanização. 

A proposta do projeto vai além da música, buscando promover a conscientização racial e ações sociais. O acesso ao show será mediante a doação de 1kg de alimento para a campanha "Bahia Sem Fome", do Governo do Estado da Bahia. Com direção musical da violonista Marília Sodré, o evento visa proporcionar entretenimento, cultura e abordar questões raciais, contribuindo para o combate ao racismo e fomentando a cultura para o público em geral e turistas que frequentam o Pelourinho.

O projeto se torna também um manifesto em prol da igualdade e respeito. Ao reconhecer o trabalho de cantoras negras pioneiras e oportunizar o talento de duas artistas em ascensão, Savannah e Mariana Silva, o projeto reforça a importância da arte na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.