Paripe.net

Novo Mané Dendê recebe visita de membros da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico

Imagem Responsiva
Imagem Responsiva


Nesta quarta-feira (10), o projeto Novo Mané Dendê recebeu a visita de membros da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), órgão vinculado ao Governo Federal. O objetivo do encontro foi conhecer a gestão do projeto e suas ações nas áreas de saneamento, urbanização, meio ambiente e habitação.

No primeiro momento, os representantes compareceram à Unidade Gestora do Projeto (UGP), localizada na Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) no bairro do Comércio, para uma apresentação geral do Novo Mané Dendê e em seguida fizeram um tour pelas áreas de intervenções do projeto, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. De perto, eles puderam conferir as obras de macro e de microdrenagem, novas vias, o projeto de recuperação e valorização das nascentes e as novas habitações, como os sobrados no bairro de Ilha Amarela e os edifícios em fase de construção nos bairros do Alto da Terezinha e de Itacaranha.

Alexandre Anderáons, superintendente adjunto de regulação e saneamento básico ANA, ficou impressionado com a mudança de vida da região. "O Novo Mané Dendê é um exemplo de integração dos componentes de saneamento, que incluem a água, o esgoto, a drenagem urbana e os resíduos sólidos. O que estamos vendo aqui hoje é exemplo que pode ser replicado para todo o Brasil.", destacou. 

As intervenções do Novo Mané Dendê beneficiam diretamente 10 mil habitantes e outros 35 mil de forma indireta nos bairros de Alto da Terezinha, Itacaranha, Plataforma, Rio Sena e Ilha Amarela. O objetivo principal do projeto é contribuir para a melhoria do bem-estar econômico e da qualidade de vida da população que reside próximo à Bacia do Rio Mané Dendê, nas esferas econômica, social, ambiental e de saúde.