Paripe.net

Prefeitura entrega casas reformadas e anuncia novas intervenções no Alto do Cabrito

Imagem Responsiva
Imagem Responsiva
Imagem Responsiva


Quem mora no Alto do Cabrito ganhou mais um motivo para celebrar as intervenções da Prefeitura neste ano. O bairro recebeu, na noite de terça-feira (28), mais 100 residências reformadas através do programa Morar Melhor. As casas, que ganharam nova roupagem, vão permitir que estas famílias possam encerrar 2023 com o sonho de morar em um lar ainda mais digno realizado. Esta foi a segunda vez que o programa contemplou o Alto do Cabrito. No total o bairro já conta com 291 casas reformadas. 

Na ocasião da entrega das obras, o prefeito Bruno Reis destacou o quanto a iniciativa tem transformado a vida dos soteropolitanos. "Este é o programa da Prefeitura que tem o maior alcance social e meu sentimento é sempre o mesmo quando entrego as casas reformadas, porque as histórias das famílias contempladas são muito parecidas. É muito bom ver as pessoas chorando de alegria e é isso que motiva a Prefeitura a seguir caminhando e realizando. A casa tem esse poder de transformação", afirmou. 

Reis destacou que a Prefeitura está executando no local a contenção da encosta localizada na Rua das Hortas além da cobertura das quadras esportivas de duas unidades de ensino da localidade. O gestor aproveitou para anunciar que virão mais obras no próximo ano.  

"Estamos definindo uma série de ações e intervenções para melhorar a vida das comunidades. Temos outros projetos para o Cabrito, como a urbanização de um canal e de algumas vias para trazer mais qualidade de vida para todos. Vamos seguir nesse ritmo, acelerado, melhorando a vida das pessoas", detalhou.  

Sonho realizado – Roquilda Maria Correia, 59 anos, foi uma das contempladas pelo programa Morar Melhor no Alto do Cabrito. Ela divide o lar com o esposo Antônio, um dos três filhos e dois netos. Roquilda, que reside no imóvel há 35 anos, contou que tinha vergonha de receber visitas pelo estado degradado da casa, mas a realidade mudou com a chegada do programa. O lar ganhou um novo telhado, uma fachada rebocada e colorida de amarelo, além de pintura e reparos nas paredes internas e no quintal.  

"Essa é a primeira vez que minha casa passa por uma reforma grande. Eu só tenho a agradecer. Sonhei muito que um dia eu seria contemplada pelo Morar Melhor e aconteceu. Agora eu só peço a Deus para desfrutar da minha casinha. Até minha autoestima melhorou. Hoje tenho orgulho do meu lar", contou emocionada.  

Balanço – Desde que iniciou suas atividades, em 2015, o Morar Melhor já reformou quase 44 mil imóveis em cerca de 300 comunidades da capital baiana. Executado pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), o programa realiza serviços que vão desde pintura e reboco à colocação de novo telhado, portas, janelas, pia e vaso sanitário. 

O titular da Seinfra, Luiz Carlos de Souza, destacou que o programa tem contemplado ainda mais famílias de forma e de forma cada vez mais célere. "Estamos entregando casas reformadas com grande velocidade. Esse resultado é fruto da expertise que adquirimos com o passar do tempo, adequando os processos. Portanto é inspiração e transpiração. Com isso, estamos entregando quase 800 casas reformadas por mês", detalhou.  

Perfil dos beneficiários – Os critérios adotados para contemplar programa são a precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE 2010; maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas abaixo da linha da pobreza; maior predominância de mulheres chefe de família; maior densidade habitacional e precariedade habitacional obtida pela observação de campo. Não são contemplados imóveis em situação de risco, imóveis de aluguel ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.