Paripe.net

Sala Agosto Lilás leva serviços gratuitos sobre combate à violência contra a mulher



Espaço dedicado a orientar mulheres vítimas de violência, a Sala Agosto Lilás começou a funcionar nesta segunda-feira (14), no piso L2 do Shopping Bela Vista. O espaço segue até o dia 31 deste mês promovendo palestras e discussões sobre ações para coibir violações de direitos femininos. 

A iniciativa foi idealizada através de uma parceria da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), o Ministério Público da Bahia (MP-BA) e o centro de compras onde a ação acontece. Na abertura, a titular da SPMJ, Fernanda Lordelo, convocou as soteropolitanas a conhecerem o espaço que é dedicado à troca de conhecimentos. 

"Este é um espaço para que a gente possa dialogar mais sobre o tema e apresentar para a mulher quais são as situações que são violência. Além disso, apresentamos a rede de enfrentamento, mostrando os serviços municipais que existem nesse combate, e dizemos para esta mulher que ela não está só", afirmou a gestora. 

Atividades – Até o fim do mês serão realizadas no local rodas de conversa com temas variados, aulas de biodança, fitdance e yoga, além de orientações do Centro de Referência de Atenção à Mulher (Cram), oficinas de horta em casa, aula de defesa pessoal e apresentações de atrações musicais no período da tarde. A sala funcionará sempre a partir das 13h. 

Quem comparecer ao espaço também poderá apreciar a exposição fotográfica "Agosto Lilás: Juntos pela Erradicação da Violência Contra Mulher", da fotógrafa e assistente social Priscila Marinho. A mostra conta com fotos das equipes dos órgãos que atuam na rede de proteção como Delegacias Especializadas de Atenção à Mulher (Deams), Ministério Público, Ronda Maria da Penha, Defensoria Pública e da SPMJ.  

Esforço conjunto – A promotora de Justiça do MP-BA, Sara Gama, reforçou a necessidade da união dos entes públicos e sociedade civil para combater as violências contra o público feminino. "Este é um mês muito simbólico para quem trabalha no enfrentamento à violência contra a mulher. Por ser o aniversário da Lei Maria da Penha, aproveitamos para trazer à tona a temática da violência. A violência só será combatida com a união de todas as pessoas", destacou. 

A diretora de Políticas para as Mulheres da SPMJ, Fernanda Cerqueira, explicou que a exposição busca aproximar as mulheres dos órgãos que atuam na defesa do público. "Cada um de nós é responsável pela mulher na sua felicidade, integridade e dignidade. A ideia é que as pessoas vejam que a rede de proteção à mulher tem cara e conheçam os representantes", destacou. 

Também estiveram presentes a abertura da Sala Agosto Lilás a presidente da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Nágila Brito, e o presidente do bloco As Muquiranas, Washington Paganelli.  

Continuidade das ações – Entre os dias 22 a 25 de agosto o Shopping Center Lapa também fará parte da campanha Agosto Lilás. O centro de compras contará com um espaço em parceria com a SPMJ, que promoverá ações de enfrentamento à violência contra as mulheres, que funcionará a partir das 13h. 
 
Serviços municipais - Salvador possui equipamentos para ajudar o público feminino vítima de violência. O Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher Arlette Magalhães (Cream), situado em Cajazeiras, atende pelo telefone (71) 3202-7380; o Centro de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares (CRAMLV), nos Barris pode ser contatado através do (71) 3202-7396. Estes espaços funcionam presencialmente das 8h às 17h. 

Já o Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid), localizado na Ribeira, pode ser acionado pelo contato (71) 3202-7399. Este local, além de funcionar no horário dos demais, também está disponível 24 horas para o acolhimento de mulheres.