Paripe.net

SalCine Conecta reúne profissionais do audiovisual para debater setor em Salvador até quinta-feira (14)



O SalCine Conecta, ciclo de debates sobre o audiovisual na cidade de Salvador, foi aberto nesta terça-feira (12). O evento, que vai até quinta-feira (14) no Cine Glauber Rocha, na Praça Castro Alves, visa reunir gestores públicos, produtores, diretores, atores, agentes e profissionais em geral do mercado cinematográfico para compartilharem experiências que possuem na área. Um dos objetivos dos encontros é ampliar a participação e a entrada de mais pessoas da capital baiana nesse setor produtivo.

O evento é promovido pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) do município. "A ideia é que as pessoas que venham participar do SalCine Conecta cheguem com vontade de trabalhar com audiovisual e saiam querendo transformar o audiovisual. Vamos debater como a indústria funciona para que todos possam ficar cientes de tudo e querendo, eventualmente, transformar alguma coisa", disse o titular da Secult, Pedro Tourinho.

Segundo Tourinho, antes de fomentar a formação profissional específica no setor, é preciso despertar o senso crítico sobre a área. "Nosso programa de formação profissional em audiovisual começa hoje, a partir de um evento como esse que visa despertar a centelha crítica em cada um dos profissionais que vai passar por aqui. Vamos compartilhar o conhecimento, as ideias e debater com a população de Salvador a melhor forma de fazer e fomentar o audiovisual", afirmou.

Além de Tourinho, participaram do encontro a vice-prefeita Ana Paula Matos, o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, Vinicius Mariano, diretor da Salvador Tech da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), e Viviane Ferreira, presidente da SPCine e curadora do evento.  

A vice-prefeita destacou a importância dos dias de discussão do Salcine Conecta. "A Prefeitura reforça publicamente o seu comprometimento com o fomento à economia criativa. Destaco o investimento no audiovisual mas, sobretudo em criar um ambiente de negócios, um ambiente tecnológico e de ampliação de possibilidades para que artistas não precisem resistir. Para que a nossa população negra, que é maioria, possa contar as suas histórias através da arte", afirmou.

Potencial - O representante da Semdec destacou que a economia criativa tem a capacidade de mudar a história de Salvador. "Hoje, o Salcine Conecta traz o foco para um potencial que a nossa cidade já tem. Nosso objetivo como poder público, além de fomentar editais, é pensar no desenvolvimento econômico através da cultura. Vamos falar das ações tomadas dentro da nossa cidade nesse sentido. É inegável que a gente vem investindo em diversas ações, tanto de fomento, como de capacitação e de infraestrutura", destacou Vinícius Mariano.

Fernando Guerreiro falou da importância de eventos para discutir a cultura em Salvador. "Nossa cidade tinha perdido pontos de encontro para a classe artística. Quem é da minha época lembra do Beco dos Artistas, da escada do TCA, por exemplo. Porém, hoje, a classe cultural de Salvador começou a ter dificuldade de se encontrar naturalmente. Encontros como esse fazem esse resgate", disse.

O potencial cultural também foi reforçado pela presidente da SPCine e curadora do evento, Viviane Ferreira. "Estamos aqui para convocar o Brasil a entender como é que essa indústria de Salvador pode se reinventar e o Nordeste começar a pautar o eixo Rio e São Paulo. Nossas capitais do Nordeste e outros estados nordestinos são a salvação do audiovisual nacional. Só é possível reinventar a narrativa audiovisual no nosso país a partir da perspectiva dos 56% da população negra que temos fazendo cultura aqui", considerou.

Programação - Durante os três dias do evento, as mesas de abordarão temas como "Mercados e Negócios estratégicos para cidade de Salvador", "Panorama e diretrizes para incidência em políticas públicas do audiovisual", "Desafios da difusão na consolidação e ampliação de públicos e audiências" e "Production Service e a relação com plataformas de Streaming no Brasil". Ainda haverá sessões especiais dos filmes "Artista Suburbano", "5 fitas" e "Do que aprendi com minhas mais velhas".  

No dia 14, durante a cerimônia de encerramento do evento, serão lançadas as linhas formativas do SalCine, em parceria com a Semdec, com os cursos de capacitação na área do audiovisual e games. A programação completa está disponível no site da Secult.  

O SalCine é o programa inédito da Secult que tem como objetivo principal fomentar o setor audiovisual da cidade, desenvolvendo os núcleos de produção, criação e economia do mercado de audiovisual soteropolitano. Com quatro eixos, capacitação, financiamento, network e negócios e infraestrutura, o programa contempla desde a divulgação de editais de financiamento, até a construção de um estúdio de grande porte e criação de estrutura para atrair projetos ligados ao mercado.