Paripe.net

Semana do Brincar reúne diversas atividades para alunos da rede municipal de ensino

Imagem Responsiva
Imagem Responsiva


Os alunos de 220 escolas que oferecem Educação Infantil na rede municipal de ensino de Salvador vão participar da Semana do Brincar, uma série de atividades lúdicas promovidas pela Prefeitura de Salvador até o dia 6 de junho. O ponto alto do evento ocorre na próxima segunda-feira (27), a partir das 8h30, no estacionamento do Shopping Bela Vista, que reunirá 480 crianças de dez Centros Municipais de Educação Infantil, representando as dez Gerências Regionais de Educação (GRE).
 
O tema das atividades deste ano é "Vem pra Roda – No Ritmo do Brincar: Celebrando a Infância e a União", e enfatiza a importância de valorizar e fortalecer a brincadeira como um elemento vital para o desenvolvimento das crianças e para a construção de uma sociedade mais humana, democrática e inclusiva. Dentre as atividades propostas, destacam-se os jogos tradicionais em roda relacionados ao tema, como cirandas, cantigas de roda e danças circulares, além de diversas outras atividades envolvendo artes visuais, música, dança e esportes.
 
A coordenadora de Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Karla Chaves, explica que as unidades de ensino montaram programações especiais para o período. "O importante é sensibilizar tanto a comunidade intraescolar quanto a extraescolar, com brincadeiras que envolvam as crianças, famílias e comunidade local, inclusive utilizando espaços públicos", explica.
 
A representante do Núcleo Especial de Apoio à Primeira Infância da Secretaria de Governo (Neapi/Segov), Simone Café, reforça que a prática cultural do brincar é fundamentada na Convenção sobre os Direitos da Criança (Art. 31) e no Estatuto da Criança e do Adolescente (Art. 16), destacando a necessidade de valorizar e proteger o tempo dedicado à brincadeira.
 
"Brincar é uma das maneiras mais naturais de adquirir conhecimento, aprimorar sentidos e fortalecer laços afetivos. E nossa cidade tem excelentes espaços que proporcionam momentos de aprendizado, experimentação, e descoberta do mundo e seus limites", afirma.
 
Maio Laranja – A iniciativa faz alusão ao Dia Mundial do Brincar, celebrado no dia 28 de maio, mas também faz parte da mobilização do Maio Laranja, campanha dedicada ao enfrentamento e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. "É importante incluir o Dia do Brincar na agenda do Maio Laranja, pois proporciona às crianças um ambiente lúdico, acolhedor, dialogando com livros, arte, educação e cultura, construindo assim um acompanhamento pedagógico adequado para a construção de um perfil social mais saudável", reflete a secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo.
 
Além do Neapi/Segov e da Smed, o evento também conta com o apoio da Empresa Salvador Turismo (Saltur).