Paripe.net

Bairros do Subúrbio vão ganhar nova iluminação

Imagem Responsiva
Imagem Responsiva


Bairros do Subúrbio vão ganhar nova iluminação
Foto: Reprodução

A partir deste mês, os pontos de iluminação de Salvador começarão a ser substituídos para equipamentos mais modernos, que tornarão a iluminação pública mais eficiente e econômica para os cofres públicos. A medida faz parte do projeto Salvador Mais Luz, que por sua vez integra o programa Salvador Bairro a Bairro. O objetivo, a longo prazo, é modernizar a iluminação pública de toda a cidade, garantindo o bem-estar social, através de um equipamento mais eficiente e econômico.


De acordo com a diretoria de iluminação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), o investimento do programa está próximo dos R$ 373,5 mil. “Nos últimos seis meses, fizemos uma série estudos, avaliando as localidades mais deficientes. Assim, concluímos um levantamento das ruas da cidade, mapeamos a necessidade de cada uma delas, para, em seguida, começar o trabalho de substituição”, explicou o diretor de iluminação, Bruno Barral.


As obras previstas pelo programa envolvem a substituição de luminárias e relês, assim como a troca de lâmpadas de sódio por equipamentos de vapor metálico para garantir maior índice de reprodução de cores. De acordo com Barral, as áreas de maior deficiência foram encontradas nos bairros da região suburbana da cidade, tal como Nova Constituinte, Praia Grande, Paripe.  Além de uma iluminação bem mais precisa, no índice de reprodução de cor, os novos pontos de vapor metálico também geram menos gastos com energia, e menor custo de manutenção dos aparelhos. “Com a iluminação convencional que temos, apagam-se 1% das lâmpadas do município por dia”, explicou o diretor de iluminação, acrescentando que a Semop tem feito também 8 a 9 mil intervenções de manutenção nos pontos de luz.


Contudo, para Barral, o maior ganho deverá ser no aspecto social, na medida em que os locais mais bem iluminados também contribuam para maior sensação de segurança, podendo reduzir índice de crimes na região. A intenção, segundo o diretor de iluminação é de que, a cada mês, uma obra seja realizada nas localidades selecionadas pelo programa.


A primeira etapa do Salvador Mais Luz ocorrerá nas ruas Almirante do Tamandaré e Mourão de Sá, em Paripe; na Dr. Arthur Gonzales, em Pau da Lima; ruas Nestor Duarte e Engenheiro Austricliano (Ladeira do Cacau), em São Caetano; a Rua Direita de Engomadeira; ruas Raul Leite, Lívia Gifone e Hélio de Oliveira, na Vila Laura; e na Rua do Canal, no Rio Vermelho.