Paripe.net

BCS de Fazenda Coutos chega ao oitavo ano com mais de sete mil atendimentos

Imagem Responsiva
Imagem Responsiva
Imagem Responsiva


Aulas de esportes, informática, música, idiomas, além de lições para uma vida mais leve e saudável foram ministradas para mais de sete mil pessoas atendidas pela Base Comunitária de Segurança (BCS) de Fazenda Coutos, que completa oito anos de implantação nesta quinta-feira (16).

Além de atividades itinerantes, a BCS também oferece aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), Qualifica Jovem (que busca habilitar profissionalmente), Multiplicando Saberes, Inglês, Karatê e Campeão Cidadão – Boxe (ambos ensinam esportes de luta), Centro Cidadania Digital (com aula de informática), Primeiro Som (que dá lições de músicas) e Vida Leve (destinado a estimular a prática de exercícios físicos ao público da terceira idade).

Responsável pela unidade de policiamento comunitário há dois anos, a capitã PM Lilian Carvalho lembra que projetos educacionais, esportivos e profissionalizantes estão entre os mais procurados pelos moradores. “Cursos que oferecem qualificação profissional podem dar retorno financeiro para a vida do morador”, acrescentou.

A comandante também exaltou a patrulha comunitária, atividade desenvolvida no cotidiano da base, que conhece as fragilidades da comunidade e aponta os pontos indicados para intervenção. “A gente conversa, percebe as necessidades e faz os encaminhamentos necessários para órgãos parceiros”, conta a oficial enfatizando a importância do apoio dos colaboradores (órgãos estaduais e municipais, empresas, lideranças comunitárias e os próprios moradores).

O entrosamento e esforço dos policiais que compõem a equipe da BCS também é motivo de orgulho para a capitã. "Eles dão um retorno positivo e trazem sugestões de atividades que beneficiam a comunidade”, completa. 

O subsecretário da Segurança Pública, Ary Pereira de Oliveira, parabeniza os policiais que atuam na unidade e fazem esse importante trabalho de prevenção à criminalidade. "As ações das bases mudam a vida dos jovens, impedindo de entrarem no mundo do crime e nos enchendo de orgulho”.